11º BPM e SEMEC realizam formatura do PROERD em Barra de são Francisco

0

IMG_5180

Aconteceu na noite desta quinta-feira, 20 de Novembro de 2014, a formatura dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino que frequentaram as 10 lições que compõem o currículo do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogras e a Violência).

O PROERD é o resultado de uma parceria entre a Policia Militar e a rede de ensino na qual um policial militar fardado vai às escolas e ministra 10 lições aos alunos para orientá-los sobre o perigo das drogas, principalmente álcool e cigarro que podem ser a porta de entrada para as drogas ilegais e ainda orientá-los a evitar se envolver em situações de violência além de ajudá-los a fazer escolhas saudáveis em suas vidas através do Modelo de tomada de decisões PROERD.

No evento foram certificadas mais de 400 estudantes do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais. Participaram do evento o Comandante do 11º BPM, Tenente Coronel Edmilson Batista dos Santos, o Secretário Municipal de Educação Aldair Atonio Rhein, Tenente Oaks e Sargento Wender representando a Polícia Militar de Minas Gerais e o Delegado de Polícia Rodrigo representando a Policia Civil e a Delegacia Regional de Barra de São Francisco.

O PROERD é aplicado no município desde o ano de 2006 periodo em que foram atendidos mais de 5000 estudantes além de aproximadamente 500 pais. O programa é aplicado em quatro currículos distintos sendo “Caindo na Real” para o 5ºano e 7º ano do ensino fundamental das redes pública e particular, educação infantil e series iniciais além do PROERD para pais/comunitário, que é oferecido ao publico adulto e visa orientar os pais a manter seus filhos longe das drogas e da violência.  O Programa foi aplicado pelos instrutores Capitão Sandro, Sargentos De Jesus e Jackson e os Soldados Nuria e Leonardo.

Depoimento de uma Aluna:

O Proerd foi uma experiência maravilhosa na minha vida, e também uma lição de vida. No começo eu tinha muito medo de polícia, por causa de um trauma na minha infância. Onde eu via uma viatura, ou um policial eu começava a chorar muito, e isso aconteceu no primeiro dia do Proerd. Mas com a ajuda da tia Enalva e do tio Jaime superei o meu medo. 
Eles me fizeram enxergar que os policiais são para nos proteger e nos ajudar. Eles me fizeram acreditar que o Proerd era o caminho certo para me recuperar desse trauma. Agora posso dizer que estou curada.  
Serei eternamente grata ao tio Jaime e a tia Enalva por isso. 
Com o Proerd eu aprendi:
A fazer as escolhas certas;
Que o álcool é muito prejudicial à saúde; 
Que o cigarro causa problemas respiratórios; A tomar decisões;
A agir em uma determinada situação;
A analisar minhas decisões; 
Os problemas que a maconha pode causar,  e comecei a alertar minha mãe sobre o cigarro. 
Obrigado tio Jaime por tudo.

Aluna Kellony Tavares Alves da silvaaltAl2n1Dng5518w2eJG6szhZO972EMN9n_s6Cxe9P42L4e