5ª Subseção da OAB de Barra de São Francisco inaugura sua Nova Sede

0

O fortalecimento da advocacia do interior do estado está na linha de frente da atuação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), que nessa segunda-feira (27) conseguiu fazer mais uma importante entrega para a categoria com a inauguração da nova sede da 5ª Subseção de Barra de São Francisco e a abertura da Sala de Apoio aos Advogados no Fórum de Mantenópolis.

A nova sede de Barra de São Francisco conta com total acessibilidade. O prédio possui rampa e elevador, além de escritório coletivo, auditório, sala de reuniões com literatura disponível, cozinha e recepção ampla. Em Mantenópolis, advogados e advogadas da região têm à sua disposição um espaço que possui computador, impressora e internet no Fórum da cidade.

Representando a diretoria da Seccional, o presidente da Ordem, Homero Mafra, e o secretário-geral, Ricardo Brum, estiveram presentes nas duas solenidades com a advocacia da região Noroeste.

Homero Mafra conclamou a advocacia a lutar sempre pela liberdade. “Que honra ter uma sede com o nome de Fausto Porto, com o compromisso da liberdade. Nós vivemos em um tempo em que juízes esqueceram que eles são servidores públicos, que devem atender a sociedade. Mas se eles estão de costas para a advocacia, a advocacia está como sempre esteve, de frente para o Judiciário. Olhando de igual para igual e dizendo que nós queremos uma magistratura mais forte. O que não queremos e damos as costas são para aqueles juízes que têm medo da transparência, como no caso da Turma Recursal Norte. Mas o tempo vai mostra-los que juiz é cidadão e que vive a cidadania. Assim, essa é a casa da advocacia e é a casa da liberdade”, declarou Homero Mafra.

Demonstrando enorme satisfação com a inauguração da nova sede, o presidente da Subseção de Barra de São Francisco, Raony Scheffer, destacou a proximidade do local com a sede do Judiciário. “Ouvindo esse clamor começamos a pedir a diretoria para que pudéssemos concretizar isso para oferecer mais comodidade a todos os advogados. Achamos um lugar que possui total acessibilidade estrutural com rampa e elevador. Agora, temos um espaço mais amplo de atendimento ao público e contamos com escritório coletivo para os advogados”, reforçou.

A advocacia da região fez questão de comparecer à inauguração de sua nova casa em Barra de São Francisco. Conselheiro Seccional e ex-presidente da Subseção, Mauly Martins da Silva celebrou a interiorização da gestão. “Estamos muito felizes, porque hoje a Subseção conta com uma estrutura capaz de dignificar a profissão de advogado e advogada. Também é especial porque inauguramos um auditório que recebe o nome de uma das nossas colegas mais ilustres de Barra de São Francisco: que é a doutora Maria da Penha Gomes Lopes. Isso para nós é motivo de muito orgulho. A doutora Penha tinha um escritório aqui do lado e hoje recebe um auditório com seu nome”, lembrou.

O evento contou com a presença da diretoria da Subseção, representados pelo vice-presidente Jones Madson Telles e pela tesoureira Silda Maria Machado, além do ex-presidente Jaltair Rodrigues de Oliveira. Os prefeitos das cidades de Barra de São Francisco e Água Doce do Norte também compareceram, respectivamente Alencar Martins e Paulo Márcio Ribeiro Leite.

“Estou muito feliz em estar aqui, pois de profissão sou educador, mas antes de seguir nessa carreira tive o sonho de ser advogado. O que me encantava na advocacia era justamente o que eu ouvi aqui, então fiquei muito feliz em ouvir nos discursos palavras como democracia, luta pela liberdade e transparência. São palavras que rondaram minha formação familiar e acadêmica como professor de história e estão muito presentes na minha atual função. Então, quero externar minha felicidade e dizer a todos que estou feliz por Barra de São Francisco ter a sede da 5ª Subseção da OAB e dizer que o trabalho de interiorização que a OAB está fazendo é o mesmo trabalho que temos que batalhar para que outros órgãos façam, inclusive o Governo”, declarou o prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Martins.

Homenagem

O auditório da nova sede da Subseção de Barra de São Francisco leva o nome da advogada Maria da Penha Gomes Lopes. Na ocasião, seus familiares foram homenageados e seu esposo, Adalberto João Lopes agradeceu a todos e se disse honrado com a homenagem.

Sala de Apoio

A advocacia do Noroeste também ganhou uma sala de apoio no Fórum de Mantenópolis. O local oferece à advocacia da região computador, impressora e internet, ferramentas que auxiliam o trabalho diário da categoria.

Para o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, o Judiciário se fortalece com o melhor relacionamento entre o juiz, a comunidade e os advogados. O presidente agradeceu ao presidente da 5ª Subseção, Raony Scheffer, ao conselheiro Mauly Martins da Silva, e a diretoria da Ordem, em especial ao Secretário Geral, Ricardo Brum. “Se a Ordem hoje consegue ir par o interior e consegue fazer obras é por conta do trabalho incansável de Ricardo. Esse grupo levou a Ordem onde ela não tinha ido. Nós queremos chegar até o ano que vem com sala em todos os Fóruns. Na comarca de Fundão o Fórum não tem lugar para ter sala, mas é um desafio para buscarmos. Vamos construir sedes onde não existem. Nós fazemos hoje com que a sua anuidade seja paga. Quem tinha um sistema de gerenciamento de processos no escritório? Um sistema gratuito para o advogado. Para que a gente consiga isso, precisamos da anuidade do advogado”, frisou.

Mais uma vez emocionado, o presidente da Subseção de Barra de São Francisco, Raony Scheffer celebrou o novo espaço. “Levamos essa demanda à diretoria e fomos atendidos para realizar a abertura da sala. Gostaria de homenagear o Dr. Bruno (Diretor do Fórum) que teve muita boa vontade e Dr. Homero Mafra que se empenhou para isso. A OAB é uma família e com a contribuição de cada um conseguimos avançar”, declarou.

Inauguração da Sala de Apoio de Mantenópolis. Foto: Divulgação.

Inauguração da Sala de Apoio de Mantenópolis. Foto: Divulgação.

Secretário-geral da OAB-ES, Ricardo Brum se colocou à disposição dos advogados da Comarca. “Vamos estar juntos com o presidente Raony controlando o funcionamento da internet, dos computadores e dos serviços. Se existir algum problema precisamos que entrem em contato conosco e precisamos da ajuda de vocês”. O secretário forneceu seu telefone pessoal para que os advogados possam entrar em contato.

Diretor do Fórum, o juiz Bruno Fritoli Almeida também não escondeu sua satisfação em atender o pleito da advocacia local. “É uma satisfação estar aqui hoje na inauguração desta sala com a presença da advocacia. Nosso Fórum ainda não tem as condições ideais, mas tudo que for possível e que tiver ao meu alcance será feito, como o acesso amplo e irrestrito da advocacia.  Até agora já fiz algumas medidas, entre elas a lista dos advogados dativos para não haver privilégios. Sem a advocacia presente não existe o Sistema de Justiça. Todos nós fazemos parte desse processo e é importante um fortalecer o outro para que a gente caminhe melhor.

Antena da AASP

A advocacia de Mantenópolis também contará em breve com uma antena da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), que possibilitará a transmissão para a região de cursos telepresenciais nacionais. Todas as Subseções contam com antes da Aspe. A OAB-ES agora está implantando o equipamento nas cidades como Ecoporanga, que já recebeu o instrumento.

Em reunião com o prefeito municipal, Henrique Hespanhol e com o procurador da cidade, Rui Dadavel Junior, a prefeitura aceitou ceder um espaço para a instalação do equipamento, que terá todos os custos arcados pela OAB-ES. “Não tem como falar não. Um dos possíveis locais é o auditório do CRAS, que não tem utilização à noite. Vamos tocar o projeto”, disse o prefeito.

 DSC03969 DSC03974 DSC03984 DSC03985 DSC03993 DSC03998 DSC04007 DSC04009 DSC04013 DSC04016 DSC04020 DSC04026 DSC04028 DSC04040 DSC04041 DSC04046 DSC04049 DSC04070 DSC04074 DSC04083 DSC04091 DSC04093 DSC04096 DSC04098 DSC04108 DSC04109 DSC04111 DSC04118 DSC04120 DSC04123 DSC04126 DSC04135 DSC04139 DSC04141 DSC04145 33572742351_d8f5867a80_b