Capacitação dos Conselheiros e Gestores de Políticas Sociais e Conselho Tutelar é realizado em Barra de São Francisco

0

A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu inicio nesta quinta-feira, 27 de novembro e segue até o dia 4 de dezembro,  uma Capacitação para Gestores de Políticas Sociais e Conselho Tutelar, que está sendo ministradas por técnicos da IGESPE (Instituto de Gestão Social e Especialização Profissional).

O objetivo desta capacitação é oferecer aos Gestores de Políticas Sociais das áreas de Assistência Social e Defesa dos Direitos das Crianças e do Adolescente e Conselho Tutelar do município, os saberes interventivos e o desenvolvimento das competências legais de forma a contribuir para a realização do controle social e efetivação de direitos sociais.

O evento conta com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Zirene Surdine Valli, a presidente do CDMA ( Conselho Municipal de Assistência Social), Ivone Fiori Vargas Freitas, o presidente do CMDCA ( Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente), Tiago Soares Alves, a  presidente do Conselho Tutelar, e o Promotor de Justiça Luiz Carlos Vargas.

Antes do inicio da primeira palestra, o representante da IGESPE, Helio Vinícios Valeriano Furtado, falou da importância da capacitação para os conselhos municipais. “Se toda Prefeitura fizesse o que Barra de São Francisco está fazendo agora, o Brasil estaria em outro patamar em nível de direito e políticas sociais. Quero parabenizar o prefeito Luciano Pereira, que desde o primeiro contato foi bastante solícito, fez de tudo juntamente com a Secretária Zirene e os demais funcionários da Semas, para viabilizar a realização da capacitação”.

Assessoria de Imprensa PMBSF

Tiago Quirino Dias – tiagoqd@hotmail.com

Ricardo Madureira – sentinelacapixaba@hotmail.com

Texto/ Fotos: Tiago Quirino Dias

Confira a programação:

 

 

Dia 27 de Novembro

8:00h às 12:00h – Intersetoriedade e Políticas Sociais: reflexão sobre a articulação entre as políticas públicas de corte social.

13:00h às 17:00h – Sistema único de Assistência Social ( SUAS)

 

 

 

 

Dia 28 de Novembro –

8:00h às 12:00h – Sistema Único de Assistência Social e o papel do Conselho Municipal de Assistência Municipal

13:00h às 17:00h – As atribuições do CMAS : Participação e controle social.

 

Dia 2 de dezembro-

8:00h às 12:00h – Efetivação do Sistema de Garantia de Direitos de Criança e Adolescentes.

13:00h às 17:00h – O papel do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para a garantia de direitos.

 

Dia 3 de dezembro-

8:00h às 12:00h – Sistema de Garantias de Direitos de Criança e Adolescente: O papel do Conselho Tutelar.

13:00h às 17:00h – Ética, família e políticas sociais.

 

Dia 4 de dezembro-

8:00h às 12:00h – O cotidiano do Conselho Tutelar: reflexões sobre instrumentos e formas de meditações das rotinas de atuação.

13:00h às 17:00h – O cotidiano do Conselho Tutelar: reflexões sobre instrumentos e formas de meditações das rotinas de atuação.