Barra de São Francisco recebe 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef. Venha Participar!

0

Meu Município me faz CrescerA Prefeitura de Barra de São Francisco aderiu ao Selo Unicef Município Aprovado. A partir de agora, o município inicia uma série de atividades, dentre elas, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, que será realizado no dia 12 de agosto do corrente ano, no Auditório da Secretaria de Educação, das 08 às 12 horas.

O evento tem o objetivo de elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente da cidade e foi articulado pelas Secretarias Municipais de Educação, Ação Social  Saúde e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), bem como demais entidades envolvidas.

O município concorre a edição 2013/2016 do selo e deve comprovar significativo avanço nas políticas de atendimento às crianças e adolescentes, a partir do comprometimento dos gestores nas esferas federais, estaduais e municipais, empresas privadas e sociedade civil organizada.

Após o Fórum, será elaborado um diagnóstico com informações que subsidiarão a criação de um Plano de Ação Municipal a ser executado pela Comissão Intersetorial. O segundo Fórum deve acontecer em 2016.

Até lá, o desempenho dos equipamentos públicos voltados para criança e adolescentes dentro do município deve estar quite, somente depois, o Unicef reconhece o município como aprovado com o selo. O objetivo é reduzir casos cada vez mais comuns na população de zero a 17 anos, como a gravidez na adolescência, o envolvimento de jovens no mundo do crime e das drogas e a mortalidade infantil.

Os Fóruns Selo Unicef – Município Aprovado são estratégias desenvolvidas para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de proteção à crianças e adolescentes, residentes em municípios que compreendem as áreas de desertificação.

Os trabalhos serão coordenados pelo CMDCA, em parceria com a Prefeitura e a Comissão intersetorial . O Selo Unicef – Município Aprovado é uma iniciativa que busca ajudar o Brasil a cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM são metas mundiais definidas em 2000 e assinadas pelos governos de 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.

Articulador Municipal do Selo Unicef  Profº DrºJoão Manoel de Almeida