Jovem recebe medicamento vencido na farmácia básica de Águia Branca

0

Jovem recebe medicamento vencido no norte do Estado

Autor: Viviane Carneiro | vcarneiro@redegazeta.com.br

O remédio, vencido em fevereiro deste ano, foi entregue pela farmácia básica do município

Rafael Vieira Alves toma remédios para conter movimentos involuntários

O jovem Rafael Vieira Alves ficou paraplégico após sofrer um acidente de motocicleta, há cinco anos. Com o trauma na coluna, ele não movimenta mais os pés, e as mãos tremem muito. Para controlar os movimentos involuntários, ele precisa tomar remédio todos os dias. Mas, nos últimos meses, parecia que os comprimidos não faziam efeito. Só depois de três meses tomando esses remédios é que Rafael percebeu que o medicamento estava vencido.

São 12 caixas, todas do mesmo lote, e com validade até fevereiro deste ano. O remédio é distribuído na farmácia básica de Águia Branca, no Noroeste do Estado. A última vez que ele pegou o medicamento foi no início de maio.

O medicamento baclofeno não consta na lista de remédios que são distribuídos pelo município. Para conseguir o remédio gratuitamente, Rafael precisou entrar com uma ação na Justiça. Por decisão do Tribunal de Justiça do Estado, o município de Águia Branca compra o remédio para o paciente.

Por causa do acidente, ele teve que se aposentar e precisa gastar o dinheiro da sua aposentadoria para comprar o remédio, já que recebeu medicamento vencido, um gasto de R$ 80 por mês. Rafael procurou o Ministério Público e fez a denúncia também sobre os medicamentos vencidos que tomou.

Depois que pegou medicamentos vencidos em maio, recebeu mais duas caixas do remédio no início de junho, só que agora a quantidade não veio certa e ele precisou comprar mais medicamento.

“Não deu nem pra quinze dias. Está difícil pra mim. Espero que resolvam logo essa situação. Foi uma luta conseguir esse direito na Justiça, e agora eles não cumprem a ordem do juiz”, reclamou Rafael.

Prefeitura: lote será reposto

O secretário de Saúde de Águia Branca João Francisco Nicchio admite que o erro foi grave, mas garante que foi instaurado processo administrativo para saber quem foi o responsável por entregar o remédio vencido.

“A empresa mandou uma nota se responsabilizando sobre o medicamento, não vencido, mas fora do prazo que foi pedido na licitação, e se comprometeram de trocar esse lote”, disse o secretário.

Em relação aos remédios que não foram entregues na quantia certa, o secretário prometeu que o paciente vai receber toda a medicação nos próximos dias. “Já foi dada a ordem de compra”.