Prefeito luciano faz entrega de Posto de Saúde, Núcleo de Fisioterapia e Ambulância em Vila Paulista

0

SONY DSCO prefeito Luciano Pereira e o Secretário de Saúde Fabio Batianelli fizeram a entrega oficial após a reforma da unidade PSF (Programa Saúde da Família) de Vila Paulista, Distrito de Barra de São Francisco, e também uma ambulância, na manhã desta quinta-feira, 31 de julho.

 

Unidade de  (Programa Saúde da Família) 

A unidade de saúde de Vila Paulista funciona de segunda à quinta sendo realizado atendimentos de 15 fichas pela manhã e 10 na parte da tarde. Há também atendimento domiciliar dos médicos e enfermeiras durante a semana. A equipe de profissionais de Vila Paulista é formada por: 2 médicos, 2 enfermeiras, 3 tec. de enfermagem, 1 auxiliar de serviços gerais 12 agentes de saúde Diante dos ótimos resultados já alcançados através do programa Saúde da Família estamos nos empenhando na reforma de todos os Postos de Saúde das comunidades, pois só por intermédio deles as portas dos municípios se abrirão para a saúde entrar. Disse o prefeito Luciano Pereira.

SONY DSC

Entrega de uma Ambulância

Com o objetivo de melhorar os serviços na área da saúde e melhor atender a população a administração municipal  ampliou a sua frota de veículos com investimentos que ultrapassam  mais de R$ 1 Milhão de reais com a compra de veículos Zero Km, que serão incorporados a frota municipal de Barra São Francisco.

“Estamos entregando esta ambulância que vai  através do Posto de Saúde atender os moradores de Vila Paulista.  A prefeitura tem uma dificuldade muito grande na manutenção do  transporte em todas as secretarias, O investimento da Prefeitura na modernização da frota é um ganho real, pois alguns veículos chegam a rodar até 16 horas todos os dias., onde estamos fazendo uma substituição inicial, para depois ampliarmos aos poucos nas secretarias onde ainda houverem deficiências”, disse o prefeito de Barra de São Francisco Luciano Pereira

A estratégia da secretaria é intensificar o atendimento familiar com qualidade nos PSF priorizando as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade. Disse o secretario de Saúde Fabio Bastianelli.

SONY DSC

Inauguração do Núcleo de Fisioterapia

O Núcleo de Fisioterapia também já esta funcionando em Vila Paulista Como parte de sua reestruturação e de um projeto de descentralização, afim de atender melhor a população francisquense, o prefeito Luciano através da Secretaria de Saúde entregou à Fisioterapia Municipal de Barra de São Francisco, no final de 2013 vários novos equipamentos, entre eles Eletroestimuladores Neuromusculares, bicicletas ergométricas, exercitadores, macas, camas elásticas. Com o recebimento deste material, foi iniciada a reforma de um espaço localizado ao lado do PSF para a implantação de um núcleo de fisioterapia em Vila Paulista, para que fosse possível realizar tratamentos como: crioterapia (gelo), tens/fes/russa/ interferencial),ultra-som, termoterapia (infra-vermelho), massoterapia e a cinesioterapia (exercícios). Funcionando em Vila Paulista desde de junho,deste ano, o primeiro núcleo de fisioterapia criado para minimizar estafa que se tinha com o atendimento centralizada em uma unidade, consegue não só atender pacientes da comunidade e de comunidades vizinhas, totalizando cerca de 80 atendimentos semanais.SONY DSC

 

Estiveram presentes também na solenidade Secretários Municipais, vereadores, funcionários públicos, sociedade civil a equipe do Secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bérgoli que entregou torre de sinal de serviço de telefonia móvel e internet 3G, através do Programa Comunicação no Campo, além também de um caminhão Toco e um veículo Gol para a Secretaria Municipal de Agricultura.