Veja o Instax Share, dispositivo que imprime fotos do celular na hora

0
por PEDRO ZAMBARDA
Para o TechTudo

PhotoImage 2014 traz impressora de fotos compacta que funciona com app

Foto impressa com a impressora Instax Share SP-1  (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Foto impressa com a impressora Instax Share SP-1 (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

O Instax Share pesa 253 g, tem 10,1 cm de largura por 12,25 cm de altura e 4,2 cm de espessura. Seu design arredondado perto da região da impressão resulta em uma boa pegada para levá-lo de um local para o outro. A pequena impressora não é fina o suficiente para carregá-la no bolso, mas cabe com folga dentro de uma mala pequena.

A máquina usa um par de pilhas CR2 e a energia é exibida por um ponto verde situado no topo do aparelho, ao lado do espaço por onde saem as fotografias impressas. O aparelho funciona conectado a dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, via Wi-Fi.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Veja no Fórum do TechTudo

O Instax acompanhado por fotos e com sua caixa (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)O Instax acompanhado por fotos e com sua caixa (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Os comandos da impressora são dados através de um aplicativo chamado Instax Share, disponível gratuitamente para iOS ou Android. Para realizar o procedimento, o usuário deve conectar o celular ao Wi-Fi próprio do gadget. Depois, é só tirar as fotos e imprimi-las, de maneira quase intantânea. Nos testes realizados pelo TechTudo, as fotografias foram impressas em cerca de 30s. De acordo com a Fujifilm, a máquina faz esse trabalho em apenas 16s.

A imagem tem o tamanho de 5,4 cm por 8,6 cm, ou seja, mais ou menos as dimensões de um cartão de crédito. Pelo app, é possível aplicar filtros de imagem para obter um efeito diferenciado, além de incluir informações como data e hora, localização e condições climáticas. A impressão não inclui falhas e reproduz com certa fidelidade os efeitos que são programados.

Luz verde indica energia do Instax (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Luz verde indica energia do Instax (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

O tipo de papel é de filme de máquina analógica convencional, com um pacote de substância química para revelação em uma das bordas. A máquina não utiliza tintas convencionais e a impressão ocorre como uma revelação de foto. A Instax Share acelera o processo químico de criação da imagem durante a impressão, dentro do aparelho.

A Fujifilm venderá caixas deste tipo de papel com até 20 unidades, divididas em dois pacotes, sem preço divulgado ainda. Já a Instax Share estará disponível a partir de setembro nas lojas brasileiras e tem o preço sugerido de R$ 899.