ANPO E AUTORIDADES DA REGIÃO NOROESTE SE REÚNEM COM GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE PARA DISCUTIR MELHORIAS PARA O SETOR DE ROCHAS

0
SONY DSC

Aconteceu nesta quinta-feira (05), uma audiência no Palácio Anchieta reunindo empresários, entidades e autoridades da região noroeste com o governador Renato Casagrande, para apresentar solicitações em favor do setor produtivo de rochas ornamentais. A audiência foi solicitada pela vereadora Zirene Surdini Valli e agendada através do deputado estadual Enivaldo dos Anjos.
Os vereadores Juvenal Calixto, Paulinho do Hospital, Huander Boff, Wilson Mulinha e Zirene Valli estiveram marcando presença e com eles o prefeito francisquense Alencar Marim, juntamente com o deputado Estadual Enivaldo dos Anjos, além do prefeito de Vila Pavão Irineu Wutke
O encontro para fortalecimento do setor produtivo de rochas, contou com a participação do Presidente Executivo da ANPO Mário Imbroisi e Domingos Sávio Presidente da do Conselho da ABIROCHAS,Reinaldo Sampaio presidente Executivo da ABIROCHAS Francisco Olanda Diretor do CETEM ( Centro de Tecnologia Mineral), Pedro Rigo Superintendente do Sebrae e Gerente do Sebrae Eduardo Campos, que prestigiaram a audiência com o objetivo a discussão de diversas melhorias para o setor de Rochas Ornamentais.
Na pauta alguns pontos a se destacar como a necessidade descentralização através dos municípios realizarem a municípalização dos processos de licenciamento ambiental. Defesa da manutenção de uma unidade da ANM-Agencia Nacional de Mineração no Espírito Santo e não somente vinculado a ANM-Rio de Janeiro. E criação de uma secretaria Estadual de Rochas Ornamentais , entre outros.
O governador Renato Casagrande se colocou à disposição, mas deu a entender que vai depender de alterações no setor tributário, aplicação de investimentos para organização de legislação, fiscalização e outros.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Juvenal Calixto, o fato do governador Renato Casagrande se mostrar solícito as reivindicações do setor da cadeia produtiva do granito, mostra que em pouco tempo as novidades serão implementadas na região noroeste que é a maior produtora de rochas ornamentais do país. O vereador Wilson Mulinha, acredita que se o governo do estado, diminuir os aspectos burocráticos e oferecer maiores condições para agilizar procedimentos de licenciamentos, o setor de rochas vai se tornar mais eficaz na geração de emprego e renda.
Já para a proponente da audiência, vereadora Zirene Valli, a reunião foi muito produtiva e que acredita que irá alavancar o setor de mineração na região. “Estamos e estaremos sempre busca do melhor para o nosso município e região, principalmente para geração de trabalho para todos”, afirmou ela. Os vereadores Huander Bofe e Paulinho do Hospital, acreditam que o encontro foi muito proveitoso em reunir o governador Casagrande que tem interesse em ajudar os empresários a diminuírem o tempo de legalização das mineradoras, bem como manter e ampliar os empregos na região norte/noroeste capixaba.