Barra de São Francisco de luto: morre aos 79 anos Dona Dejanira

0

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+e+regiao+IMG_05880

fonte/site barra

Barra de São Francisco está de luto. Morreu na tarde deste sábado, 03 de agosto de 2013, Dona Dejanira Maria Pereira de Morais.

Dona Dejanira era uma das francisquenses mais ilustres e comemorou do último dia 27 de junho, 79 anos.  Ela estava internada em Vitória há algumas semanas, onde faleceu.

Dona Dejanira  veio de Governador Valadares para Barra de São Francisco aos 35 anos de idade. Muito querida na cidade, sua trajetória se mistura com a história do município.

Cozinheira de mão cheia Dona Dejanira já ganhou vários prêmios de destaque, entre eles o troféu de melhor cozinheira de Barra de São Francisco, uma medalha de honra ao mérito do Lions Clube e a medalha Maria Hortiz, condecoração mais alta a nível estadual.

Leia:

Entrevista com Dona Dejanira aos 78 anos

Não gosto quando falam mal do município, diz Dona Dejanira

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+Dona Dejanira0Se Dejanira era conhecida em toda a região, e tinha dificuldade em dar conta do trabalho como cozinheira – pois os pedidos eram muitos – ela ainda se emocionava ao lembrar do início difícil na cidade: “Essa casa era de tábua – diz apontando para as paredes de tijolos – nós não tínhamos nada, começamos do zero, eu meus seis filhos e meu marido. Eu trabalhava como lavadeira e estava difícil, depois que comecei a cozinhar pra fora as coisas começaram a melhorar, mas foi uma vida de muita batalha”, disse ela em entrevista ao SiteBarra no seu aniversário de 77 anos.

Dona Dejanira se enchia de orgulho ao falar sobre os filhos e os netos e dizia que ainda sentia muita falta do marido, Calcerino Miguel de Morais, falecido em 2010: “Eu pensei que era mais forte, mas o sofrimento é muito grande, ainda não tive coragem de ir ao túmulo dele, foram 58 anos muito bem vividos. Ele me ajudou a edificar a nossa família, meus filhos hoje estão todos encaminhados na vida, meus netos Vinícius, Felipe e Ana Paula estão na faculdade e construindo a vida deles também, ele foi um grande companheiro”, disse   Dona Dejanira emocionada.

O que mais impressionava à quem conversava com Dona Dejanira era a vontade de ajudar o próximo que a senhora demonstrava em cada palavra e gesto. Dona de um entusiasmo tocante pela vida, ela dizia que não tinha medo de morrer: “O meu túmulo já está pronto, quem me deu o terreno foi o Edinho, mas enquanto o meu dia não chega ainda continuo fazendo planos. Quero ter saúde suficiente para continuar fazendo o lanche dos garis e dos lavadores de rua, quero ir na formatura dos meus netos, quero dar um curso para ajudar as pessoas a cozinhar sem desperdiçar, acho feio sobra de comida com tanta gente passando fome. Isso nos mostra que cabelos grisalhos e marcas do tempo não nos impedem de sonhar. É preciso sempre crer que Deus nos dará um futuro melhor”, finaliza Dona Dejanira.

O corpo de Dona Dejanira será transferido para Barra de São Francisco ainda na noite deste sábado.

Nas fotos abaixo, Dona Mundinha, Cisa e Dejanira, elas se foram, mas deixaram saudades para sempre. Dona Cisa também foi a mãe do ano. Ela e Dona Dejanira, sempre unidas. Dejanira também havia sido eleita a mãe do ano.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+dejanira10 SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+dejanira-10 SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+dejanira-20