Barra de São Francisco recebe premio de “Praticas Sustentáveis” durante fórum Regional promovido pela Anamup.

0

DSC_0630Barra de São Francisco recebe premio de “Praticas Sustentáveis” durante fórum Regional promovido pela Anamup.

 

A Prefeitura de Barra de São Francisco foi premiada na noite de quarta-feira 3 de julho pela Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup) com o Prêmio Práticas Sustentáveis, destacando o município pelo projeto “CTR (Centro de Tratamento de Resíduos)”que é considerado modelo pelo IEMA, projeto foi implantado no município  pela ANPO (Associação Noroeste de Pedras Ornamentais) em parceria com a COMINES (Consorcio dos Municípios Mineradores do Noroeste do Estado).

O prêmio foi entregue para o prefeito de Barra de São Francisco Luciano Pereira,que estava acompanhado do  presidente da ANPO o empresário Domingos Sávio Otaviani e diretor da ANPO Mario Imbrosi durante o 4º Ciclo Anamup de Fóruns Regionais dos Municípios Mineradores – Edição Sudeste, que aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de julho, na Fundação Dom Cabral, na cidade de Nova Lima.

O objetivo deste Fórum é proporcionar um maior entendimento dos gestores municipais frente aos vários aspectos e setores que compõem a mineração, além de informá-los sobre a necessidade de mudança na legislação vigente que virá com o novo marco regulatório da mineração.

DSC_0629

A cerimônia de abertura contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais, personalidades e autoridades estaduais e nacionais ligadas ao setor de mineração. A presidente da ANAMUP, prefeita do município baiano de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, abriu o evento agradecendo o apoio e a receptividade de todos.

Segundo o diretor da ANPO Mario Imbrosi tudo teve seu inicio em 2009 quando foi implantada a agenda 21 Mineral na região Noroeste capixaba com a participação de 12 municípios que compõem o COMINES e pelo lado privado a ANPO assumiu o compromisso junto ao Ministério de Meio Ambiente e de Minas e Energia para a construção da CTR que hoje é considerada modelo pelo IEMA, o que mostra que estamos no caminho certo sempre buscando mais qualidade na exploração do granito Capixaba..

 

Entenda o projeto que ganhou o premio de Praticas Sustentáveis

O projeto da ANPO vai mais além de simplesmente ser um deposito, contemplando as necessidade  de destinação final dos resíduos e ainda o seu reaproveitamento. O projeto se divide em três etapas distintas: A primeira Célula – Com capacidade de acomodar cerca de 110.000 metros cúbicos de resíduos (Já concluída, aguardando somente a a LO – Licença de Operação do IEMA), a Segunda Célula- Com capacidade de acomodar cerca de 280.000 metros cúbicos de resíduos, e a terceira etapa é a fabrica de artefatos. A CTR – Centro de Tratamento de Resíduos era um dos gargalos do setor na  região, uma promessa protocolada  e  assinada pela ANPO e o  Ministério de Minas e Energia no inicio da implantação da Agenda 21 Mineral. Hoje, o aterro já é considerado modelo para o IEMA, no que se refere ao atendimento da legislação ambiental em vigor.

O aterro foi construído com recursos exclusivos dos empresários Associados que corajosamente, investiram cerca de  1.000.000,00 ( Um Milhão de reais) e atenderá não só a Barra de São Francisco, mas todos os municípios do Noroeste.

O terreno de propriedade da ANPO tem uma área de 03 alqueires e servira também para implantação de um viveiro de plantas e árvores nativas da região, e ainda uma área reservada para a compensação ambiental com o plantio de 5.000 árvores.