Carne suína tem maior conteúdo de aminoácidos essenciais do que a bovina

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Alguns cortes têm maior quantidade total de ferro em comparação a aves e peixes. Possui elevado teor de potássio, fundamental na função cardíaca, e é boa fonte de selênio, com poder antioxidante

Por Cristiane Perroni, Rio de Janeiro

A crença de que carne de porco faz mal à saúde, é fonte de gorduras e colesterol, e que é produzida em más condições de higiene é antiga e errônea. Um mito. Com o avanço tecnológico, a carne suína passou a ser produzida com grande controle higiênico sanitário. A forma de criação e a alimentação oferecida aos animais também é diferenciada.

Muito saborosa, a quantidade de gordura está relacionada ao tipo de corte. A localização da carne no animal é fundamental para a avaliação do valor energético e lipídico, porém pouco afeta a concentração dos outros nutrientes, como carboidratos e proteínas. As carnes nobres dos suínos são o lombo e o pernil. O lombo suíno localiza-se em região similar ao filé mignon no boi e é uma das carnes com menor teor de gordura do animal.

 

Cortes mais comuns de carne suína (Foto: Infoesporte) Cortes mais comuns de carne suína (Foto: Infoesporte)

Cortes mais comuns de carne suína (Foto: Infoesporte)

Em relação à idade, animais mais jovens contêm menor teor de gordura, proteínas e minerais do que os adultos. Os jovens são menos predispostos ao acúmulo de gordura subcutânea e intermuscular.

Quanto ao sexo, as fêmeas apresentam menor predisposição para a formação de gordura do que machos, sendo que os castrados tendem mais ao acúmulo de gordura. Em relação às características nutricionais, a carne suína é fonte de proteína de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B (ex: tiamina e riboflavina), ferro, selênio, magnésio e potássio.

Confira a tabela de composição nutricional:

Composição nutricional

  LOMBO PERNIL COSTELA SOBRECOXA DE FRANGO CONTRAFILÉ BOVINO
Calorias (kcal) 136 222 282 211 243
Proteínas (g) 20 18,7 16,1 17,2 19
Lipídios (g) 5,4 15,6 23,5 15,2 17,9
Ácido graxo saturado 1,87 5,44 8,73 4,38 7,39
Ácido graxo monoinsaturado 2,42 6,98 10,65 6,51 7,78
Ácido graxo poliinsaturado 0,58 1,68 1,96 3,38 0,64
Colesterol (mg) 66 66 81 84 67
Ferro (mg) 1,2 0,77 0,91 0,99 1,58
Magnésio (mg) 25 21 16 20 18
Sódio (mg) 49 61 75 76 53
Potássio (mg) 359 333 233 192 295
Selênio (mcg) 32,4 30,7 24 12,9 16,7
 

Em relação à carne bovina, a carne suína apresenta maior conteúdo de aminoácidos essenciais, como por exemplo leucina, lisina e valina. As principais fontes alimentares das vitaminas do complexo B são a carne suína, vísceras, leite de vaca e os cereais integrais. Estas vitaminas são fundamentais para os processos metabólicos, metabolismo energético e de carboidratos.

 

Lombo suíno tem menor teor de gordura do que a carne bovina (Foto: Istock) Lombo suíno tem menor teor de gordura do que a carne bovina (Foto: Istock)

Lombo suíno tem menor teor de gordura do que a carne bovina (Foto: Istock)

Alguns cortes suínos apresentam maior quantidade total de ferro em comparação a aves e peixes. Estima-se que 40% do conteúdo total de ferro esteja sob a forma de ferro heme, que possui absorção mais eficiente pelo corpo do que o ferro não heme (presente em alimentos vegetais).

É excelente fonte de selênio, com alto poder antioxidante no combate à ação de radicais livres nas células e nos tecidos. Possui elevado teor de potássio, fundamental na função cardíaca, contração muscular, equilíbrio ácido-base, impulso nervoso e controle da pressão.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

 

Nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em obesidade e emagrecimento. Tem especialização em nutrição clínica pela UFF, especialização em nutrição esportiva pela Universidade Estácio de Sá e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição (Foto: EuAtleta) Nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em obesidade e emagrecimento. Tem especialização em nutrição clínica pela UFF, especialização em nutrição esportiva pela Universidade Estácio de Sá e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição (Foto: EuAtleta)

Nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em obesidade e emagrecimento. Tem especialização em nutrição clínica pela UFF, especialização em nutrição esportiva pela Universidade Estácio de Sá e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição (Foto: EuAtlet

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