Concessão em… Após 13 anos sem cumprir algumas determinações, CESAN pode perder Concessão em Barra de São Francisco

0

SONY DSCO Presidente da Associação de moradores do Bairro Irmãos Fernandes, Mazinho do Hospital, juntamente com representantes de algumas entidades, igrejas, autoridades políticas, como os vereadores Dr. Aloysio, Paulinho do Hospital e José Valdeci, o Secretário de Educação, Aldair Antonio Rhein, o juiz Edmilson Rosindo Filho e moradores do bairro se reuniram na noite desta quarta-feira, 10 de setembro, para discutir sobre os trabalhos e compromissos da CESAN em Barra de São Francisco.

Entre as pautas, foram abordadas o transtorno causado pela localização do Pinicão, tratamento de esgoto, e o descumprimento de determinações contidas no texto da lei 118 do ano de 2001, que tratava da renovação da Concessão de prestação de serviço pela CESAN no município.

Segundo a lei que renovou a Concessão até o ano de 2026, a empresa teria 5 anos para cumprir as determinações,  o que até a presente data, perto de completar 13 anos,  não foi realizado em sua totalidade.

Outra reclamação dos presentes foi quanto o valor cobrado em conta referente a taxa de tratamento de esgoto, que hoje está em 80%. Hoje em Barra de São Francisco a grande maioria dos bairros não possuem o serviço, uma obra grande de esgotamento sanitário está sendo realizada no município, mas segundo informações, a mesma é uma parceria da FUNASA e Prefeitura Municipal, e não um investimento integral da CESAN. “Pagamos caro pelo esgoto para beber ele na torneira”. Reclamou o vereador Paulinho do Hospital.

A Companhia vem sendo constantemente criticada pelas suas ações e pela falta delas. No ano passado, a mesma efetuou cortes irregulares no fornecimento de água, e como um tipo de retalhação a Câmara de Vereadores aprovou uma lei que proíbe o corte do fornecimento em feriados, fins de semanas e suas vésperas.

Em maio de 2013, foram anunciados pela CESAN R$ 27 milhões de investimentos em Barra de São Francisco, Ecoporanga e Nova Venécia, a cidade francisquense ficou com um valor irrisório destes recursos, e este fato vem sendo abordado com frequência pelos vereadores do município, e após a reunião ocorrida nesta quarta-feira(10), foi reforçada a possibilidade de dar fim a Concessão da Companhia baseada em termos da própria lei aprovada em 2001.

Nos próximos dias um documento de notificação deve ser enviado à CESAN.SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC