Coronavírus: governador diz que o ES ainda não tem respiradores para todos os leitos de UTI

0

Por G1 ES

O Espírito Santo ainda não conseguiu respiradores suficientes para equipar os 300 leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) criados para o tratamento de casos graves de coronavírus (Covid-19) no estado. A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande, durante entrevista coletiva transmitida pela internet, nesta quarta-feira (8). Ele também falou sobre a criação de um mapa de risco, que vai apontar o número de casos por bairro.

“Ainda não temos todos os respiradores para os 300 leitos. Temos para 250. Estamos em processo de compra ainda. Nosso maior problema é equipar os leitos. Desde janeiro, estamos nos preparando para ter leitos, mas não temos conseguido, na mesma proporção, o número de equipamentos”, disse Casagrande.

De acordo com ele, também não é possível garantir que, diante do crescimento do número de casos, a quantidade de leitos seja suficiente.

“Não posso dizer ainda se estamos completamente seguros com número de leitos. Se a pandemia tiver crescimento muito forte, pode sufocar a estrutura do sistema de saúde. Temos que ir nos preparando cada vez mais”, disse.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 29 pacientes com coronavírus estão em UTI’s, sendo alguns em hospitais particulares.

Hospital Jayme dos Santos Neves tem 60 leitos disponíveis para coronavírus — Foto: Adriano Zucolotto/ Governo do ES

Hospital Jayme dos Santos Neves tem 60 leitos disponíveis para coronavírus — Foto: Adriano Zucolotto/ Governo do ES

Mapa de risco por bairro

Renato Casagrande também anunciou a proposta de organizar um mapa de risco do coronavírus por bairro.

“Hoje, o Centro de Comando e Controle me apresentou a primeira modelagem desse mapa, por município, por microrregião e por macrorregião. A metodologia está pronta. Além de saber por município, as pessoas terão mais cuidados na hora de circular no bairro. Logo, logo nós vamos começar a fazer a apresentação do boletim por bairro”, explicou.

Segundo o governador, o detalhamento por bairro vai mostrar as regiões onde há risco considerado leve, moderado, severo e extremo. A partir dessa definição, o governo poderá adotar medidas mais específicas para cada área.

Testes

O número de testes feitos no Espírito Santo também foi abordado pelo governador durante a coletiva de imprensa. Ele disse a compra de 50 mil novos testes deve chegar ao estado nos próximos dias e que o objetivo é testar a maior quantidade possível de pessoas, sintomáticas ou assintomáticas.

De acordo com ele, não há testes em espera. “O que tem chegado estamos testando. Hoje, testamos 221 pessoas. O que chega, no outro dia estamos liberando”, garantiu.

Subnotificação

Questionado se há subnotificação de casos de Covid-19 no Espírito Santo, Renato Casagrande disse que sim .

“Há subnotificação no Brasil todo. Não estamos testando todas as pessoas, então há subnotificação reconhecida publicamente no Brasil, e por nós. E nós estamos resolvendo o assunto na hora que aumentamos a capacidade do Lacen, na hora que compramos mais testes. Estamos nos esforçando muito. Estamos testando todos os dias. Não paramos dia nenhum”, disse.