Coronavírus no ar-condicionado do carro: confira precauções

0

O posto Terra Boa de Barra de São Francisco, durante suas promoções semanais  vai sortear  2 limpezas e higienização do ar condicionado do seu veiculo por semana. Abasteça e concorra!

 Especialista dá dicas para manter o sistema higienizado e evitar o contágio por coronavírus dentro de um automóvel
Em tempos de coronavírus, todo cuidado parece ser pouco para preservarmos nossa saúde. Para tanto, aos que ainda precisam se locomover de carro, existem cuidados específicos com o ar-condicionado.
“Desinfetar e fazer a higienização do sistema de ar-condicionado é importante para prevenção contra micro-organismos, e deve ser realizada por profissionais especializados para ajudar no combate ao problema”, informa Pedro Valencio, coordenador de suporte ao cliente aftermarket da Delphi, fornecedora do sistema para o mercado automotivo.

Como a doença é nova, ainda não se sabe como ela se comporta. Contudo, a fabricante esclarece que os cuidados com a higienização do sistema contribuem para a prevenção do coronavírus, assim como moléstias no geral.
A limpeza especializada do ar-condicionado do carro envolve um processo de oxi-sanitização, afirma o coordenador. O método ainda não foi testado especificamente contra o Covid-19, mas não deixa de ser uma opção interessante, segundo a fornecedora. Outra recomendação é a substituição do filtro de cabine, parte do sistema de ar-condicionado.

Junto a isso, também deve ser feita a higienização interna do carro. “Este tipo de filtro é construído de um material sintético e tem a capacidade de reter micro-organismos”, explica Valencio.

A recomendação é a mesma que já se faz na manutenção correta de um veículo, na qual ele deve ser trocado toda vez que o óleo for substituído.

Entretanto, devido ao maior risco durante a pandemia de coronavírus, pode ser uma boa ideia fazer essa troca.

Mantenha a janela aberta para evitar coronavírus
Ao utilizar o carro, também é interessante manter as janelas abertas. Isso promove a circulação de ar na cabine, impedindo o acúmulo de micro-organismos.