Daniel da Açaí tem mandato cassado e São Mateus terá que eleger novo prefeito

0
163

São Mateus – Em decisão da ministra Rosa Weber, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão da Justiça Eleitoral do Espírito Santo de cassar o mandato do prefeito Daniel do Açaí (PSDB), por abuso de poder econômico nas eleições de 2014. O município de São Mateus passará por nova eleição. Além de ter que eleger governador, dois senadores, deputados estadual e federal e presidente de República, os eleitores mateenses vão voltar a escolher um prefeito

O prefeito Daniel da Açaí (PSDB) e o vice José Carlos do Valle Araújo de Barros (PMDB), foram cassados porque o atual chefe do Executivo municipal é dono de empresas em São Mateus e foi acusado de comprar votos com distribuição de caixas d’água durante o período da seca.

“À luz do aresto hostilizado, restou comprovada a distribuição de água potável à população de São Mateus/ES – região que reconhecidamente passa por grave crise hídrica -, realizada por caminhões-pipa contendo adesivos com o nome “Açaí Água Mineral” em referência à alcunha do candidato ora eleito, “Daniel do Açaí””, diz trecho da decisão.

A magistrada acrescenta: “Sob essa perspectiva, asseverou o Tribunal a quo que ¿a distribuição reiterada de água potável à população durante uma grave crise hídrica ocorrida em período imediatamente precedente ao pleito eleitoral, através de veículos contendo o nome e a logomarca de empresa da qual o candidato é sócio e que está completamente vinculada ao seu nome – chegando a ser conhecido como Daniel `da Açaí – coloca o candidato indevidamente em posição de vantagem em relação aos demais candidatos, trazendo grave desequilíbrio ao pleito em razão do poder econômico, o que configura, por si só, o abuso registrado na Desta forma e com a decisão da ministra, ele ficará inelegível por oito anos. A administração municipal será tocada, até as novas eleições, ainda sem data prevista, pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, Carlos Alberto Gomes Alves (PSB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here