Departamento de Serviço Médico Legal será instalado em Barra de São Francisco

Comente
CARRINHO-MALUCO
111 12227650_924401994280242_7856840745081785682_n
altAtyDmtTOF-_LP2xx1CQhkfPSwYdzch1bNQqF4xfNR6O5

Será instalado no início do mês de janeiro de 2015, em Barra de São Francisco, um departamento pericial, com plantão de 24 horas, formado por 5 peritos criminais que atenderão a microrregião Noroeste.

 altAtyDmtTOF-_LP2xx1CQhkfPSwYdzch1bNQqF4xfNR6O5

O prefeito Luciano realizou uma reunião com os peritos no município de Colatina onde fica o departamento do IML  (Instituto Médico-Legal) órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública – SESP.

 

O departamento de Serviço Médico Legal será instalado, segundo o prefeito de Barra de São Francisco Luciano Pereira no Colégio Santa Terezinha onde funcionam diversas secretarias e setores importantes da prefeitura. Luciano falou sobre a importância da instalação de um plantão 24Hrs em Barra de São Francisco dizendo que o peritos não precisaram mais se deslocar de Colatina. O plantão será feito aqui na nossa cidade, onde vai ser liberado o corpo mais rápido para o IML de Colatina, trazendo mais agilidade na liberação do corpo e causando menos transtornos para as famílias que sofrem tanto com a perda de um parente.

O IML presta serviços de Polícia Científica na área de Medicina Legal. Realiza perícias médico-legais em cadáveres, partes de corpos, ossadas completas ou não, e em pessoas vivas, além  de serviços de laboratório realizados como exames complementares (laboratoriais) nas áreas de anatomia patológica, toxicológicos e de química legal (ex.: tipagem de sangue, pesquisa de espermatozóides, teste de gravidez, etc.), emitindo seus respectivos laudos. química legal e sexologia forense, requisitadas por autoridades policiais e judiciárias, necessárias ao esclarecimento dos processos policiais, judiciários e administrativos

Basicamente, as áreas técnicas do IML estão divididas em:

·         Necrotério – perícias em casos de morte violenta e com antecedentes patológicos (sem assistência médica), exumações, ossadas;

·         Clínica Médico-Legal – perícias em vivos;

·         Exames laboratoriais – em vivos, mortos, substâncias, etc.

No necrotério são realizados os seguintes serviços básicos de perícias médico-legais:

·         Serviço de Medicina Legal (SML) – exames de necropsia ou cadavéricos em casos de mortes violentas ou suspeitas.

·         Serviço de Mortes por Antecedentes Patológicos (SMAP) também conhecido como Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) – exames de necropsia em casos de mortes sem assistência médica.

·         Formolização de cadáveres;

·         Embalsamamento de cadáveres.

Clínica Médico-Legal oferece serviços de realização de exames de conjunção carnal, ato libidinoso, lesão corporal, verificação de aborto, verificação de idade, sanidade física, sanidade mental, identificação de sexo somático, psiquiátrico; emitindo seus respectivos laudos.

Os laboratórios executam serviços de realização de exames anátomo-patológicos, toxicológicos e de química legal (ex.: tipagem de sangue, pesquisa de espermatozóides, teste de gravidez, etc.), emitindo seus respectivos laudos.

Existem outros trabalhos realizados no IML necessários como complementação aos demais serviços mencionados, como: identificação do cadáver, radiologia para localização de projéteis/objetos, antropologia (exame em ossadas), coleta de material para dosagem alcoólica, controle dos materiais analisados, etc.

Exerce ação em todo o Estado possuindo uma sede na Capital e dezessete no Interior, cabendo a Supervisão Geral a um Diretor médico legista.

Por ser um Serviço Técnico-científico à disposição da Polícia e do Judiciário, especialmente, o IML emite laudos sigilosos que representam peças fundamentais nas investigações, inquéritos policiais e demais encaminhamentos jurídicos

12311101_932419773478464_1231929020317032740_n
111 12227650_924401994280242_7856840745081785682_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *