É FUNDADO O CINECLUBE “SR. MANOELZINHO” EM MANTENÓPOLIS/ES.

0
1202

Foi fundado neste dia 06 de fevereiro de 2014, mais um Cineclube na Região Noroeste do Estado do Espírito Santo, por meio do Circuito Regional de Formação Cineclubista desenvolvido pelo Cineclube Eco Social Águia Branca com recursos do Fundo Estadual de Cultura – Edital 032/2013 – Edital de Cineclubes. E por meio de parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município de Mantenópolis.

Cinesta Manoel Loreno (Seu Manoelzinho).
Cinesta Manoel Loreno (Seu Manoelzinho).

A Oficina de Formação teve a duração de dois dias, no último dia de Oficina realizou-se a Assembleia de Constituição do Cineclube.

O Nome que dá origem ao Cineclube é uma homenagem da Secretaria de Educação e Cultura e populares presentes na Oficina ao Sr. Manoelzinho, cineasta e pessoa ímpar de reconhecido valor ao contexto histórico e cultural do Município. O Cineasta é considerado uma referência nacional do cinema de bordas segundo a Tv Itaú Cultural e tendo já circulado em diversos programas de entrevista na Tv Brasileira e compõe a memória viva de uma era em que as nossas pequenas cidades e a população podiam ter acesso ao rico mundo imaginário do cinema, quando o cinema no interior é local de encontro, lazer e integração social entre a população interiorana. O Cineclube será filiado ao Conselho Nacional de Cineclubes e a Organização dos Cineclubes Capixabas.

O Cineclube vem a promover no Município o acesso ao rico mundo imaginário do cinema, promovendo exibições de filmes, sejam nas Escolas desenvolvendo um contexto pedagógico por meio do filme; ou seja nas comunidades e distritos do Município como uma atividade de lazer. Ainda o Cineclube desenvolverá atividades itinerantes nas Praças Municipais, Ruas e Bairros e outros locais de encontro dos jovens e população Mantenopolitana; como também será um espaço para exibição dos filmes do Sr. Manoelzinho.

A Diretoria eleita na Assembleia Geral de Constituição é composta pelos seguintes componentes:

Coordenador Geral Clébio Santana; Sub Coordenador José Pereira da Silva; Secretária Geral Jéssica Moreira Cândido Guerra; Coordenador de Divulgação e Articulação Kelvin Simas; Sub Coordenador de Divulgação e Articulação João Vitor Benísio; Coordenador de Programação DenilsonPaizante da Silva. E para o Conselho Fiscal, Irani Ramos de Souza, Antônio Vilaça Filho e Luciano Guimarães de Freitas.

Segundo o Secretário de Educação e Cultura de Mantenópolis, DenilsonPaizante, a criação de um Cineclube em Mantenópolis é a realização de um sonho e a oportunidade de homenagear uma pessoa que é de grande importância para o Município, que é o Sr. Manoelzinho, e ainda, a possibilidade de levarmos para os populares do Município e alunos nas Escolas, o acesso ao cinema. O Cineclube será ainda um rico complemento para o desenvolvimento pedagógico nas Escolas na promoção de debates após as apresentações dos filmes.

Já Luciano Guimarães, Diretor de Memória do Conselho Nacional de Cineclubes e Presidente do Cineclube Eco Social Águia Branca, destacou que a atividade ministrada em Mantenópolis foi mais uma oportunidade de conhecer a rica diversidade cultural da Região Noroeste e de encantar-se ao encontrar pessoas de ricas vivências comuns e que acreditam e valorizam a importância da cultura. O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura vem se consolidando como referência cultural na Região Noroeste.

O Município de Mantenópolis tem sido um pilar na articulação para criação do Circuito Cultural Noroeste, projeto contemplado no Chamamento Público da Secretaria de Estado da Cultura e que irá circular apresentações culturais, eventos, oficinas, Fóruns e Seminários na Região Noroeste a partir de maio. Aparticipação de Mantenópolis na frente de articulação do Projeto é de imensurável valor para nós que militamos e acreditamos na cultura como vetor de desenvolvimento, quando nós do Comitê Noroeste de Cultura temos unido forças para elevarmos a cultura em nossa Região ao patamar de Políticas Públicas.

O trabalho desenvolvido pelo Secretário DenilsonPaizante a frente da Secretaria de Educação e Cultura deveria ser um modelo para todos as outras Secretarias de Educação e Cultura de nossa Região, assim como a atuação de artistas e militantes do município, como Alana Almondes que compõe o Comitê Noroeste criado durante o Plano Estadual de Cultura também é uma referência para todos nós que também militamos em prol da cultura.

O Circuito Regional de Formação Cineclubista ainda espera realizar 04 Oficinas Regionais, que deverão acontecer em Águia Branca, Nova Venécia, Vila Pavão e São Domingos. Mas, o projeto está aberto a convite de outros Municípios para suporte e apoio para que outras localidades possam conhecer este universo cultural.

O Cineclube é a grande possibilidade para que a população no interior volte a ter acesso ao filme projetado em uma tela, e possam promover ricos espaços de encontro das pessoas e de formação do olhar promovendo a educação social e cidadã.

Os contatos para participar do Circuito é pelo e-mail da produção do projeto, lucianoprodcultural@gmail.com ou cineclubeecosocial@gmail.com.

Maiores informações também no blog: www.cineclubando.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here