Emoção e fé encerram Festa de Nossa Senhora da Penha

0

Mais de 200 mil pessoas estiveram na última celebração, diz organização.
Críticas à segurança pública e missas lotadas marcaram os festejos.

Uma multidão de fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha marcaram o encerramento da Festa da Penha 2012, durante missa celebrada na tarde desta segunda-feira (16), no Parque da Prainha, em Vila Velha, na Grande Vitória. Segundo a organização, mais de 200 mil pessoas estiveram na última celebração. Após nove dias de festejos, o dia da padroeira doEspírito Santo foi marcado com muita emoção e fé por aqueles que agradecem e pedem graças.

“Sou morador de Vila Velha e esta festa eu não perco por nada. Tenho problemas especiais e mesmo assim vim agradecer. Agradeço todos os dias e hoje é o dia de reverenciá-la”, explicou o devoto Florentino Luiz, de 42 anos.

Quem também compareceu à missa foi a aposentada Gertrudes Scapin, de 72 anos. “Já recebi tantas graças e bênçãos de Nossa Senhora da Penha, que já perdi as contas, muitas graças de saúde pra toda minha família e hoje vim louvar e agradecer”, conta.

 

Balanço da festa
De acordo com o Frei Valdecir Schwambach, a edição de 2012 da Festa da Penha foi a melhor. “Há três anos organizo a festa como guardião do Convento e sem dúvidas essa festa foi a melhor, tanto em quantidade de pessoas como em qualidade dos serviços prestados”, diz.

Com o crescimento e popularização dos eventos da festa, Schwambach acredita que o teor espiritual não será perdido. “Não tenho receio de popularizar demais a festa. O caráter espiritual sempre vai prevalecer, e a identidade da festa é religiosa. Foram mais de 1 milhão de pessoas durante estes dias prestigiando Nossa Senhora da Penha”, explica.

Críticas à segurança pública
Durante a missa, o arcebispo de Vitória Dom Luiz Mancilha Vilela criticou a violência por que passa o Espírito Santo. Um apelo de paz foi passado para o público. O guardião do Convento da Penha também pediu mais atuação do estado no combate à violência. “Precisamos questionar o nosso estado pelos problemas de segurança pública e causar uma reflexão para que haja uma sociedade mais pacífica”, diz.

Romaria dos Homens
A Festa da Penha 2012 teve na noite do último sábado (14), um dos momentos mais emocionantes. Aproximadamente 200 mil pessoas compareceram à procissão mais tradicional do estado: a Romaria dos Homens.Os fiéis saíram da Catedral Metropolitana, em Vitória, e seguiram para o Parque da Prainha, aos pés do Convento da Penha, em Vila Velha. A caminhada durou mais de quatro horas.

Oitavário
Antecedendo o encerramento da festa, oito dias de celebrações reuniram milhares de fiéis no Convento da Penha por oito dias, o Oitavário. Foram cerca de 100 mil hóstias produzidas e 300 litros de água benta gastos. Além disso, 25 mil folhetos foram distribuídos aos fiéis.