Família mobiliza redes sociais para pedir doação de sangue a menino que enfrenta leucemia

0

Lucas Pessoti Guidolini, de 8 anos, está internado em um hospital de Vila Velha há quase dois meses. Para sobreviver, ele recebe uma bolsa de hemáceas e uma de plaquetas todo dia. Para isso, é preciso que seis pessoas doam sangue diariamente

Família mobiliza redes sociais para pedir doação de sangue a menino que enfrenta leucemia
A família e amigos do pequeno Lucas Pessotti Guidolini, de 8 anos, têm mobilizado as redes sociais para pedir doação de sangue. A criança enfrenta uma leucemia e precisa de sangue tipo A ou O (RH positivo ou negativo). Morador de Rio Quartel, no interior de Linhares, ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip), de um hospital de Vila Velha, na Grande Vitória.
Todos os dias ele recebe uma bolsa de hemáceas e uma bolsa de plaquetas. Mas, para isso são necessárias seis bolsas diariamente. Para isso a família pede a ajuda de doadores de sangue para garantir a luta de Lucas pela vida. O apelo é da tia do menino, a engenheira ambiental Karinnie Nascimento de Almeida.
“Levou um tempo para os médicos descobrirem que o Lucas está com câncer. Começou com suspeita de dengue, em seguida ele teve uma infecção bacteriana e só depois perceberam que é leucemia mielóide M3. Além disso, ele teve um AVC. Por conta da doença, vieram algumas reações e seu quadro é muito crítico. Ele está recebendo uma bolsa de hemáceas e uma de plaquetas por dia, usam seis bolsas de sangue para isso. Então, ele precisa de seis doadores por dia para vencer esta batalha”, disse.
Karinnie contou que, apesar da gravidade de seu estado de saúde, Lucas está lúcido. “Ele está conversando e os pais se revezam nos cuidados. Sabe da doença, sabe que tem leucemia, mas acredito que ele não entende a proporção de tudo isso. Agora está bastante triste porque os cabelos dele começaram a cair. O Lucas é muito vaidoso, a gente está tentando cortar mas ele não deixa. Ele também reclama de dor e inchaço, mas o que mais incomoda é estar no hospital. Sempre foi uma criança muito ativa, que gosta de ir na fazenda dos avós, anda a cavalo, brinca muito”, disse.
Como doar
Para doar, basta procurar a Hemoclínica de Vitória, no Centro, próximo ao Parque Moscoso, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, ou no Criobanco do Hospital Santa Rita (Alameda Marechal Campos, no bairro Santa Cecília, em Vitória).
Ao fazer a doação, é preciso avisar que é para Lucas Pessotti Guidolini, que está na Utip da Praia da Costa, em Vila Velha. Podem ser doadores quem tiver sangue tipo A ou O (RH positivo ou negativo).
Com informações do Portal Gazeta Online.