Governo estuda viabilidade de mais nove aeroportos no ES, inclusive Colatina.

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O Estado do Espírito Santo está se preparando para receber investimentos queirão beneficiar a construção, reforma e modernização de nove aeroportos. Para isso, a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) lançou um edital, nesta segunda-feira (22), para contratar a empresa que fará o estudo de viabilidade técnica desses nove aeroportos no Estado. O objetivo principal é promover o desenvolvimento de todo o Espírito Santo, dando suporte logístico para atender às demandas de todas as regiões.

Além da viabilidade técnica dos nove aeroportos, o edital, orçado em torno de R$ 5milhões, ainda prevê que a empresa vencedora faça o projeto executivo de seis deles,além do terminal de passageiros do Aeroporto de Linhares, que já será beneficiadocom a ampliação da pista de pouso, em outro edital, lançado recentemente. Essapista, por sinal, tem previsão de início das obras no início de 2013, num investimentofederal e estadual de R$ 31 milhões.
 
Sobre os demais projetos, a empresa que vencer o edital fará o estudo de viabilidadee projeto executivo para os aeroportos de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus,Colatina (foto-pista Colatina, no Bairro Santa Fé), Guarapari, Baixo Guandu e ummunicípio da Região Serrana (a ser definido com a ajuda do estudo de viabilidade);além de mais três desses estudos de viabilidade técnica para os aeroportos privadosde Nova Venécia, Vila Velha e Aracruz.
 
“Hoje, para conseguirmos apoio federal para a melhoria de aeroportos, é importantetermos alguns projetos em mãos. Nossa intenção é ter tudo pronto em 2014 e, aospoucos, conseguir apoio federal para desenvolver nossos aeroportos junto aoPrograma Federal de Auxilio aos Aeroportos (PROFAA), assim como conseguimospara Linhares”, disse o secretario Fábio Damasceno. Cerca de 60% do valor totalprevisto para a construção da nova pista do Aeroporto de Linhares vem do PROFAA.
 
A previsão é de que a pista de pouso do aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim tenha1,8 quilômetro de extensão, com as demais pistas de São Mateus, Colatina,Guarapari, Baixo Guandu e Região Serrana fechadas em 1,4 quilômetro cada. Aspistas dos outros três aeroportos ainda dependerão do estudo preliminar. Para todosos nove ainda estão previstas a construção de terminais de passageiros, com pistaampliada e sinalizada, mais a seção contra incêndio.
 

Dentro desse cronograma de aeroportos estudado pelo Governo do Espírito Santo, aprevisão é que os de Linhares e de Cachoeiro de Itapemirim sejam aeroportosregionais, enquanto os outros serão aeroportos locais.

Fonte: Assessoria de Imprensa Govrno do ES