Hospital Estadual de Urgência e Emergência é destaque no site do Ministério da Saúde

0

As boas práticas na segurança do paciente, com foco no atendimento clínico farmacêutico dentro do Centro Cirúrgico no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, foram destaques no site do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde.

O HEUE apresentou um vídeo case que compôs a Playlist da Segurança do Paciente. A produção abordou uma das seis metas internacionais de segurança, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na ocasião, o assunto retratado foi a meta de número três, sobre a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. A ação foi em menção ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, lembrado no dia 17 de setembro.

Conheça a prática

No Centro Cirúrgico, o farmacêutico clínico avalia e monitora a evolução clínica dos pacientes e os medicamentos prescritos para efetividade no tratamento. “Realizamos a avaliação com antecedência mínima de 24 horas, de todos os pacientes que têm cirurgias agendadas, com intuito de acompanhar os medicamentos prescritos”, explica a farmacêutica clínica que atua no Centro Cirúrgico, Ana Carolina Pamplona.

A profissional ainda cita o “acompanhamento dos tipos de cirurgias em que os pacientes serão submetidos” para que, com a equipe médica, “haja a melhor contribuição para o tratamento do paciente”.

A prática, de acordo com Ana Carolina Pamplona, visa a “estimar riscos cirúrgicos envolvidos com os medicamentos”. No HEUE, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, os farmacêuticos realizam o acompanhamento do início do tratamento até a alta hospitalar.

Para Luciene dos Santos, gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HEUE, o acompanhamento do farmacêutico contribui na ampliação da cultura de segurança do paciente. “Com a troca e o aprimoramento das informações entre os profissionais, é possível tornar a assistência mais segura e de qualidade”, afirmou.

“No HEUE, seguimos rigorosamente os protocolos de segurança do paciente. É a partir do conhecimento que as pessoas se transformam agentes de boas práticas, tornando a assistência mais participativa, segura e de qualidade”, conta.

Qualidade e reconhecimento nacional

Em 2019, o hospital obteve o segundo nível mais importante de qualidade assistencial do País: Acreditado Pleno (ONA 2), concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A entidade é uma das mais respeitadas no Brasil, que atesta a qualidade e segurança dos serviços de saúde no país.

No ano passado, em abril, o HEUE integrou as atividades do projeto Paciente Seguro, coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O objetivo é aperfeiçoar a assistência e a segurança do paciente e que, por três anos consecutivos (2017 -2019), o HEUE recebeu o selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho da Associação de Medicina Intensiva Brasileiro.

Para alcançar os resultados, o HEUE atestou bons resultados na gestão de indicadores de qualidade e desempenho das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Seis metas internacionais de Segurança do Paciente 

Ao todo, seis metas internacionais de segurança são estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Elas atestam a qualidade de um atendimento e envolvem: 1) Identificação Correta dos Pacientes; 2) Comunicação Efetiva; 3) melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; 4) Cirurgia Segura; 5) Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde e 6) Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.

Sobre a Pró-Saúde 

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes