Marinha envia 30 fuzileiros navais para São Mateus e Conceição da Barra

0

Instituto de Meio Ambiente do Estado informou que as manchas de óleo estão a 50 km do litoral capixaba.

A Marinha do Brasil enviou nesta terça-feira (5) um destacamento operativo de fuzileiros navais, composto por 30 militares para o norte do Espírito Santo. De acordo com nota emitida pela Marinha na noite desta terça, o envio da tropa é em caráter preventivo e tem o objetivo de facilitar a atuação do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), composto também por ANP e Ibama, caso as manchas de óleo cheguem ao Estado.

Os militares estão baseados em São Mateus e Conceição da Barra. A Secretaria Municipal de Comunicação afirmou que os fuzileiros navais estão acampados na sede do Motoclube Águias do Norte, em Guriri.

Agora é a época que as tartarugas marinhas deixam seus ovos nas praias do Norte capixaba — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Duzentos e oitenta militares do Exército e da Marinha e mais 100 bombeiros participaram do treinamento, que ocorreu no município de Vila Velha. “O objetivo é minimizar os impactos no manejo com a possível chegada do óleo”, disse o secretário Estadual de Meio Ambiente, Fabrício Machado.

Quando o óleo chegou às praias do Nordeste, voluntários que fizeram a limpeza das praias entraram em contato com o produto, o que pode provocar doenças graves. No Espírito Santo, militares e bombeiros devem trabalhar para que isso não aconteça.

Os servidores dos municípios onde o óleo pode chegar, no litoral Norte capixaba, também acompanharam o treinamento na sede da Marinha, em Vila Velha, além de profissionais do Ibama e do ICMBio.

As manchas de óleo chegaram à Nova Viçosa, na Bahia, a 50 quilômetros da divisa com o Espírito Santo. Mais ao sul dessa localidade estão as praias de Conceição da Barra e Itaúnas.

São Mateus-ES e Rio de Janeiro-RJ