Menor é preso acusado de matar casal e jogar bebê na mata

0

Os corpos foram encontrados pela Polícia Militar, durante a tarde, em um matagal, próximo à propriedade onde moravam

Um adolescente de 17 anos confessou que assassinou um casal de agricultores  a pauladas, na manhã de terça-feira (10) na zona rural de São Roque do Canaã, Noroeste do Estado. Os corpos foram encontrados pela Polícia Militar, durante a tarde, em um matagal, próximo à propriedade onde moravam. O suspeito do crime também jogou o filho das vítimas, um bebê de 11 meses, no meio da mata, em uma ribanceira.

Foto: Mayara Mello/ TV GazetaCasal morava no interior de São Roque do Canaã

Segundo a PM, Lairto Eloi Loss, de 63 anos, foi morto primeiro no paiol. Já a esposa dele, Neuza Correia Soares Loss, 42, molhava as plantas quando foi assassinada. Os corpos foram encontrados a um quilômetro da residência das vítimas, em uma área de mata a 30 metros da estrada de acesso à sede do município.
Já a criança foi encontrada na manhã de quarta-feira (11) a cerca de 500 metros do local onde os corpos dos pais foram encontrados. Ela estava com ferimentos pelo corpo e com marcas de picadas de insetos. O bebê foi levado para o pronto-socorro do município e transferido para o Hospital Sílvio Avidos, em Colatina, onde foi submetido a raio-X. O exame mostrou que ele não sofreu nenhuma fratura. A criança foi liberada do hospital e entregue a familiares.
O adolescente foi detido e encaminhado na manhã de quarta-feira (11) para a delegacia de Santa Teresa. O menor foi localizado na casa de um tio na localidade de Córrego Jacutinga, interior de São Roque.
A princípio o menor teria cometido o crime porque a comunidade tinha conhecimento que as vítimas estariam arrecadando dinheiro para a cirurgia do filho, que tem deficiência nas pernas. O valor da cirurgia seria de aproximadamente R$ 15 mil. Porém, de acordo com parentes das vítimas, o bebê já hava feito a cirurgia há cerca de 30 dias.
Segundo o titular da 12ª Delegacia Regional de Santa Teresa, delegado Olair José dos Santos, responsável pelo caso, o adolescente disse que queria roubar o casal, mas não sabia se as vítimas tinham dinheiro. Da residência ele levou apenas uma antena e um aparelho de DVD.
O menor é da Bahia e chegou em São Roque na última sexta-feira para passear na casa de parentes.
O menor foi levado para o Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (Iases). Segundo a Polícia Civil, ele poderá responder por ato infracional a latrocínio e ato infracional a homicídio tentado. A medida socioeducativa pode chegar há três anos.
Ele não possui passagens pela polícia.
Os corpos foram sepultados na tarde desta quarta-feira (11), no cemitério do distrito de Santa Júlia, interior de São Roque do Canaã.
Delegado explica o crime
De acordo com o titular da 12ª Delegacia Regional de Santa Teresa, delegado Olair José dos Santos, o adolescente de 17 anos que matou o casal a pauladas, disse que imaginou que o casal teria dinheiro porque eram trabalhadores.
“Ele foi para roubar. Pensou que eles tinham dinheiro apenas pelo fato de serem trabalhadores. Nós levados o menor até o local do crime e ele explicou, detalhadamente, como agiu. Disse que o homem estava no paiol, no quintal da propriedade, e ele chegou por trás com um pedaço de pau e bateu na cabeça dele. Em seguida, foi até a casa e pediu água à mulher, quando ela virou para pegar a água ele também deu uma paulada na cabeça dela, além de amarrar um pano na boca dela. Depois revirou a casa à procura de dinheiro, mas como não achou, pegou uma antena de televisão e um aparelho de DVD”, contou o delegado.
Ainda de acordo com Santos, o adolescente levou os corpos para o matagal dentro do carro das vítimas. “Ele colocou os corpos no porta-malas do carro do casal, um gol antigo, e jogou no meio do mato. Em seguida retornou na casa, pegou a criança e a levou na moto do tio dele até um local de difícil acesso para quem ninguém ouvisse o menino chorar e nem o encontrasse. Depois de abandonar a criança voltou para a casa do tio”, explicou.
O menor disse à polícia que se arrepende de ter cometido o crime. “ Ele disse que se arrependeu. Na minha visão, como ele não encontrou dinheiro, ele se arrependeu de ter matado o casal e perdeu a coragem de matar a criança, por isso deixou lá para morrer”, disse o delegado.
A polícia chegou ao autor do crime porque um irmão de Lairto viu o adolescente passeando de moto pela região. “O irmão da vítima passou por ele na manhã do crime, próximo à propriedade onde o casal morava. Como não costuma ter movimento no local a única pessoa indicada foi ele. Ele negou a autoria do crime para a PM mas acabou confessando na delegacia. A princípio ele disse que fez tudo sozinho, mas não descartamos a possibilidade do envolvimento de outras pessoas, mas por enquanto, não há suspeitos. A família afirma que não sabia de nada”, informou Santos.
Família está revoltada
A cunhada de Lairto Eloi Loss, a aposentada Ana Maria Coser Loss, falou sobre a revolta da família quanto à brutalidade do crime e afirmou que as vítimas eram pessoas humildes e que não havia motivos para serem assassinadas.
Como a família soube do crime?
Os irmãos do Lairto perceberam que estava tudo muito quieto na casa dele e foram procurar. Acharam sangue no paiol e ficaram apavorados. Chamaram a polícia e acharam os corpos.
Vocês sabem o que pode ter motivado o crime?
Não da pra entender o que aconteceu. Os dois eram muitos pobres, não tinham nada, só tinham um carro velho e que foi ganhado. Não sei o que essa pessoa imaginou pra fazer uma barbaridade dessa.
Eles não tinham dinheiro guardado para pagar a cirurgia do filho?
O menino fez a cirurgia há uns 30 dias. O pé dele já estava bom, só estava usando um aparelhinho para dormir. Não tinha dinheiro nenhum.
Como a criança está?
Só está com um machucado na boquinha e uns arranhões, mas está bem. Já recebeu alta do hospital.
E como quem ele vai ficar?
Vai ficar com os padrinhos, que também são tios. São as pessoas mais próximas, que ele tinham mais contato. Com eles é mais fácil dele não estranhar.
O casal tinha outros filhos?
Não. Só tinha esse. E eles lutaram muito para ter esse filho. Foram anos tentando, fazendo tratamento, até que Deus ajudou e engravidou. Estavam muito felizes com o menino e agora acontece uma tragédia dessa.
O que a família espera que aconteça com o adolescente?
Esperamos que a justiça faça alguma coisa. Por que ele é menor pode matar e com ele não acontece nada? Estamos todos chocados, principalmente a família do Lairto que é grande e muito unida. Esperamos que ele pague pelo que fez.