Operação integrada prende 10 pessoas no Norte do Estado

0

Na madrugada desta quinta-feira (03), foi deflagrada pelos militares do 2º Batalhão, com o apoio da Polícia Civil, a “Operação Integrada II”, nos municípios de Nova Venécia, Boa Esperança, São Gabriel, Montanha e Pinheiros, que resultou na prisão de seis homens e uma mulher, e na apreensão de três adolescentes.

De acordo com o Tenente Coronel Sebastião Aleixo Batista, Comandante do 2º Batalhão, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça, após levantamentos realizados pelos agentes do serviço de inteligência da Unidade, em torno dos crimes de tráfico de drogas, posse irregular e porte ilegal de armas de fogo.

Durante as buscas foram apreendidas cinco armas de fogo, sendo duas pistolas, um revólver calibre .38 e duas espingardas, drogas (maconha e crack), R$ 664,00 em dinheiro, um caminhão com restrição de furto, uma caminhonete Hillux, munições, artefatos (pólvora, chumbo e espoletas), uma televisão e outros materiais de origem ilícita.

Entre os detidos, está um policial civil do estado da Bahia, acusado de participar do furto de um caminhão na cidade de Teixeira de Freitas/BA. O veículo tinha sido furtado na madrugada desta quinta (03), por volta das 03 horas, e foi recuperado pelos militares do 2º Batalhão, por volta das 08 horas no centro de Pinheiros.

Os militares encontraram o caminhão estacionado na Rua Aloísio Simões e descobriram que o veículo era produto de furto. Como não havia nenhum suspeito no local, os militares fizeram uma campana e após algumas horas, avistaram quando três homens chegaram ao local a bordo de uma camionete Hillux, sendo que um dos suspeitos desembarcou do veículo e adentrou no caminhão. Imediatamente os policiais abordaram os acusados e descobriram que um deles era investigador da Polícia Civil do Estado da Bahia. Na Hillux foram encontradas e apreendidas duas pistolas. Posteriormente os policiais descobriram que a caminhonete também era produto de furto.

Os demais detidos são acusados de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, além de um foragido da justiça.

Os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil dos respectivos municípios.

Foram empregados na operação 84 policiais militares e 06 civis, além de 25 viaturas policiais.

Para o Tenente Coronel Aleixo, o aprimoramento do Serviço de Inteligência com a criação da tríplice zona de fronteira (PMES, PMBA e PMMG) e a confiança das pessoas de bem nos município pertencentes ao 2º Batalhão, mormente em Pinheiro, são os principais responsáveis pelo desmantelamento de grupos criminosos que vêm atuando na área da Unidade. “Faremos cada vez mais o cerco à criminalidade. Se a comunidade continuar denunciando, mais cedo a tranquilidade e a paz social retornará a estes municípios, pois o cidadão ainda participa muito pouco”, disse o Comandante.