Operação Verão reforça segurança no litoral capixaba

0
848

Ao todo, 2.750 policiais militares e civis irão reforçar a segurança da população durante a Operação Verão, que terá início no dia 26 de dezembro. Com a chegada da estação mais quente do ano, o número de turistas e a movimentação nas praias capixabas aumentam. Por isso, há a necessidade de reforçar o atendimento policial nas ruas e nas delegacias de todo o Estado. A operação segue até o dia 22 de fevereiro de 2015.

A Polícia Militar contará com um reforço de 750 militares que serão responsáveis pelas ações de segurança nos balneários. O município de Guarapari contará com 250 policiais a mais, além do efetivo diário do 10º Batalhão, responsável pelo policiamento local. Na Grande Vitória o policiamento nas praias será realizado pelas unidades de cada área. Todas as regiões capixabas recebem a Operação Verão, realizada com policiais a pé, em bicicletas, viaturas, motos e a cavalo.

O secretário de Segurança Pública, André Garcia, afirma que o aumento do efetivo das polícias possibilitou um reforço de 20% no policiamento do verão, comparado com o mesmo período do ano passado. “Desde 2011, mais de cinco mil policiais civis e militares foram contratados. Isso irá possibilitar um acréscimo de 20% do efetivo das polícias durante a Operação Verão para assegurar a tranquilidade da população nos balneários, sem que o policiamento em outros locais seja prejudicado”, disse o secretário.

Atualmente, a Polícia Militar conta com o efetivo de oito mil policiais que atuam na área operacional. O policiamento durante a Operação Verão contará com escalas extras e prontidão dos militares da área administrativa. De acordo com o tenente-coronel Arilson Martinelli, do Estado Maior Geral da PM, os balneários receberão atenção especial, mas as áreas do entorno continuarão a receber patrulhamento e ações táticas, como operações e ações de abordagem.

Plantão de Polícia Judiciária

A Polícia Civil terá aumento de efetivo nos plantões de polícia judiciária e nas delegacias especializadas de todo o Estado. Ao todo, dois mil policiais farão os plantões nas unidades. O efetivo foi ampliado graças à contratação de 30 novos delegados empossados, 80 peritos e 140 escrivães.

Na Grande Vitória, a Delegacia de Polícia de Jacaraípe, na Serra, funcionará pelo período de 24 horas, em regime de plantão extraordinário. Haverá reforço no plantão das Delegacias Regionais, Central de Flagrantes e no atendimento do Departamento Médico Legal (DML), bem como operações coordenadas pela Superintendência de Polícia Especializada (SPE).

Reforço policial de Norte a Sul do Estado

As regiões Norte e Sul receberão o reforço de 500 policiais militares. As praias com maior concentração de pessoas contarão com atenção especial da Polícia Militar, tais como Guriri e Barra Nova, em São Mateus; Itaúnas, em Conceição da Barra; Urussuquara, Pontal do Ipiranga, Povoação, Regência e Lagoa Juparanã, em Linhares; e orla do município de Aracruz, na região Norte.

Já no Sul, o reforço será mais intenso nas praias de Anchieta, sendo Iriri, Ubu e Castelhanos. Os balneários de Piúma, Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy também serão atendidos com mais policiais.

As delegacias regionais da Polícia Civil em Aracruz, Guarapari, Itapemirim, São Mateus e Linhares funcionarão 24 horas por dia, bem como plantões da perícia criminal e papiloscópica.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros (CBMES) contará com 910 guarda-vidas e 44 bombeiros militares para atuação na Operação Verão 2014/2015. O efetivo atuará no litoral capixaba, especialmente em pontos considerados mais perigosos a fim de prevenir afogamentos.

As atividades são realizadas em parceria com os municípios, ou seja, a municipalidade contrata os guarda-vidas correspondentes à sua extensão litorânea e o Corpo de Bombeiros se encarrega da seleção, treinamento e a coordenação do serviço de salvamento marítimo, denominado Salvamar.

Para realizar a atividade, recursos operacionais serão usados nas atividades de salvamento marítimo em todo balneário, entre eles oito quadriciclos, sete jet skis e 21 embarcações.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros afirma que o treinamento também prepara os guarda-vidas para ações de salvamento em caso de fortes chuvas. “A preparação desses guarda-vidas é importante não só para prevenir afogamentos nos balneários. Temos que estar preparados para casos de inundações como o ocorrido no ano passado”, alerta.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Gustavo Tenório / Sandra Dalton / Marcella Lucci
Telefones: (27) 3636-1572 / (27) 3636-9928 / (27) 3636-9937
(27) 99961-0214 / (27) 99901-9862 / 99846-1111
E-mail: gustavo.tenorio1@gmail.com / sesp.ascom@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here