Os números alarmantes da Dengue em Barra de São Francisco-ES

0
529

Os agentes de endemias continuam fiscalizando e notificando os moradores, mais a maioria dos focos do mosquito ainda são encontrados dentro das residencias

A cidade de Barra de São Francisco esta em alerta com a epidemia da dengue, na ultima semana tragicamente Maria José Nogueira, vítima de dengue hemorrágica não resistiu ao vírus e morreu. Segundado dados informados pela direção do hospital Alceu Melgaço, no ultimo mês, tem aumentado consideravelmente o numero de atendimentos com suspeitas de caso dengue, onde são coletados destes pacientes amostras de sangue através de exames em laboratórios.

Segundo boletim epidemiológico da dengueo emitido pelo governo do Estado foram registrados ALTA incidência acumulada das quatro últimas semanas em Barra de São Francisco com 516 casos confirmados.

O site sentinela conversou com Gelder Daniel coordenador dos agentes de endemias no município onde ele fez um alerta surpreendente, onde os últimos dados obtidos apontam que a maioria dos focos são encontrados dentro das residências e não nos quintais e terrenos baldio como todos esperam. Obtivemos uma aumento significativo de focos encontrados dentro das residências, oque mais nos impressionou foi encontrar a larva do mosquito em potes de água de gatos e cachorros e na maioria dos casos em ralos e vasos de plantas. Só nos últimos dois meses foram encontrados dentro das residências um total de 144 focos para o Aedes aegypti, totalizando 61% dentro das residências. Os restantes dos focos foram em terreno baldio totalizando 8%, 23% em igrejas e depósitos de mercadorias e ferramentas, 8% em comércio. Desses 144 focos encontrados 92% são imóveis onde encontram as pessoas diariamente. E esses 92% são orientados diariamente. Informou o Coordenador da Vigilância Ambiental e Saúde Municipal e combate a endemias Gelder Daniel

Moradores encontram 8 focos de dengue durante mutirão em Barra de São Francisco

A População se uniu neste sábado 01 de junho, onde foi realizado um mutirão de combate ao mosquito da dengue. A movimentação Popular em combate a Dengue aconteceu nos bairros Irmãos Fernandes, Campo Novo e Carabina.
Uma equipe de agentes da saúde de combate ao mosquito coordenou o mutirão com único objetivo de retirar todo lixo que possa acumular água que serve de criadouro do mosquito e também eliminar todo foco encontrado.
Foram retirados durante o mutirão 02 caminhonetes cheias de lixo sem contar aquelas que já foram descartadas nos latões de lixo da Cidade. Ao todo cerca cerca de 70 pessoas compareceram entre funcionário da prefeitura como sociedade organizada, foram retirados duas caminhonetes de lixo, pneus, também foram encontrados 8 focos foram encontrados, sendo dos 3 focos encontrados no Campo Novo 1 foi positivo, dos 5 focos encontrados no Bairro Irmãos Fernandes 4 foram positivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here