PC coloca Bonde dos Assassinos em Linhares na cadeia, integrantes ostentavam nas redes sociais – fotos e vídeo

0
Eles eram amigos desde criança. E em comum, além da amizade, o envolvimento com o mundo do crime e a fundação de uma associação criminosa que agia em Linhares e no interior do município. É o BDA, o Bonde dos Assassinos. Cinco dos integrantes já estão na cadeia: Venicio Duarte – o líder -, Joacir Duarte (irmão de Venicio e seu braço direito), além de Patrick Nietto, Leandro Soares, e Higor Luiz Domingues, que foi preso na noite desta segunda-feira (15), no bairro Interlagos. O sexto integrante do Bonde dos Assassinos está foragido e é Claudinei Barros, conhecido como Neim.
https://www.youtube.com/watch?v=8_9gx4u7hso
A prisão dos integrantes do BDA aconteceu no decorrer deste ano. Mas, o monitoramento sobre os passos de cada um deles começou em dezembro de 2014 pelos investigadores da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de Linhares. A PC disse que o líder do BDA era Venício Duarte e seu braço direito era o irmão, Joacir.
A associação criminosa é responsável por diversos assaltos a postos de combustíveis na sede e interior de Linhares, comércio e também nas famosas “saidinhas” de bancos, além de propriedades rurais. Se condenados, eles irão responder por formação de associação criminosa, tráfico de drogas, posse ilegal de armas, homicídios e tentativas de homicídio.
O delegado Marcelo Vinícius Santiago explica que é de extrema importância que as vítimas que reconheçam alguns dos integrantes do BDA presos compareceram a Delegacia Regional de Linhares, no bairro Três Barras, para reconhecimento oficial e declarações que possam contribuir com as investigações. Santiago também pede que qualquer informação que possa ajudar na localização de Claudinei Barros, o Neim, deve ser repassada para o telefone 3264 2537. Não precisa se identificar.
Ostentação nas Redes Sociais
De acordo com a Polícia Civil, a maioria dos produtos de roubo do grupo era exposta nas redes sociais. Eles ostentavam dinheiro, roupas de grife e armas no Facebook. Numa das fotos, o nome Lucas é escrito com balas de revólver. Segundo a PC, Lucas é o nome de um dos desafetos do Bonde dos Assassinos. “Eles queriam mostrar o poder de fogo aos inimigos”, reforçou um dos profissionais responsáveis pelas investigações.
O BDA tinha tudo muito organizado. As investigações apontaram que eles se inspiravam nos Irmãos Metralha para agir nos crimes. Até brincos com a marca BDA foram produzidos para o uso pessoal. A mesma sigla do bonde era exposta em colares de prata gigantescos.
Conforme declarações da Polícia Civil, o grupo se revezava nos assaltos e o dinheiro dos assaltos era dividido entre eles. Eles também utilizavam uma moto nos assaltos. Para disfarçar a Polícia eles usavam spray para pintar as rodas.
“Quero fazer tudo diferente”, diz Higor
O último integrante preso do BDA, Higor Luiz Domingues, conversou com a reportagem do Site de Linhares e disse que está arrependido dos crimes que cometeu. Confessou ser o autor de dois assaltos, mas, não informou os estabelecimentos onde atuou. “Muita coisa do que dizem que eu fiz é mentira”, se defendeu. Sobre a sigla BDA, ele desmente que seja Bonde dos Assassinos. “É o Bonde do Arraso”, disse.
Higor também revela que o dinheiro dos assaltos era em grande parte utilizado em festas da cidade e para ajudar a família. Ele desmente que utilizava o dinheiro na aquisição de roupas de grife. Higor diz que quer pagar pelos crimes cometidos e quando sair quer ter uma vida nova. “Quero sair e fazer diferente. Estou arrependido e com muita vergonha da minha mãe, da minha família”, disse.
As fotos são da Polícia Civil.