Pelo menos sete praias do ES já foram atingidas por manchas de óleo vindas do Nordeste

0

Segundo o Ibama, as praias onde foram encontrados fragmentos da substância ficam nos municípios de São Mateus e Linhares, no norte do Estado

Redação Folha Vitória
Foto: Marinha do Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis confirmou que pelo menos sete praias do Espírito Santo foram afetadas com as manchas de óleo vindas do nordeste brasileiro. Os locais onde foram encontrados fragmentos da mesma substância que atingiu diversas praias nordestinas ficam nos municípios de São Mateus e Linhares, no norte do Espírito Santo.

Segundo o Ibama, em São Mateus foram três praias atingidas: Guriri, Barra Nova e Urussuquara. Já em Linhares, as manchas de óleo chegaram nas praias de Pontal do Ipiranga, Povoação, Degredo e Cacimbas. “Verificamos que as características dos fragmentos encontrados nessas praias são das mesmas do material encontrado no nordeste”, afirmou o superintendente do Ibama no Espírito Santo, Diego Libardi.

Na praia de Pontal do Ipiranga, por exemplo, funciona uma base do Projeto Tamar, dedicado à pesquisa, proteção e manejo de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. No site do Tamar consta que, “na região caracterizada por mata de restinga razoavelmente bem conservada”, são monitorados e protegidos, em média, cerca de 200 ninhos de desovas de tartarugas-cabeçuda (Caretta caretta), cujas fêmeas, anualmente, buscam a região para construir a cama onde colocam seus ovos.

>> Manchas de óleo: equipes realizam limpeza nas praias de Linhares

Além disso, a Marinha do Brasil informou que fragmentos do óleo encontrado em praias do Nordeste chegaram à praia de Itaúnas, em Conceição da Barra.