PetroCity: Meio ambiente estadual sinaliza com aprovação de projeto

0

SÃO MATEUS (ES) – O ponto chave para o início das obras do porto da Petrocity está bem perto de ser superado. Presente na audiência pública convocada pela Câmara Municipal para apresentar os planos da companhia para o Centro Portuário de São Mateus, o subsecretário de Estado do Meio Ambiente, biólogo Elber Tesch, que representava o governador Renato Casagrande, fez um pronunciamento interpretado como sinalizador de que a licença ambiental está próxima.

“Em nome do secretário de Meio Ambiente e do governador, venho dizer que esse empreendimento vem trazer desenvolvimento e é bem-vindo. O governador está animado e tem motivado a equipe para a chegada desse empreendimento, que já é uma realidade. O processo é complexo, demanda muito estudo, mas certamente vai passar pela balança dos impactos e, ao que tudo indica, será considerado um empreendimento viável pelos impactos positivos que terá”, disse Elber, que é natural de Linhares.

Mais de 600 pessoas compareceram ao centro de convenções do Sesc de São Mateus para acompanhar a exposição feita pela Petrocity e tirar dúividas com o presidente da companhia, José Roberto Barbosa da Silva, e sua equipe. Representantes dos movimentos populares, empresariais e políticas participaram do evento.

ESPERANÇA

Os pronunciamentos feitos durante a audiência foram de esperança pelos novos dias para São Mateus e a região, como demonstrou o presidente da Federação da Associação de Moradores e Movimentos Populares de São Mateus (FAMOSAM), Samuel Batista. “Nossa preocupação é social e sabemos que a Petrocity tem esse compromisso de qualificar e empregar a mão-de-obra de nosso município. Só posso dizer Deus abençoe esse empreendimento para que ele abençoe nosso município”, disse Samuel.

O presidente da Câmara, Jorge Recla, enfatizou que, em 2013, quando a Petrocity anunciou a intenção de pilotar o empreendimento ele não estava na política, mas teria dito que queria ser vereador para ajudar no projeto.

E elogiou a disposição do prefeito de Pedro Leopoldo (MG), Cristiano Marião (PSD), que viajou 800 quilômetros em companhia de seu secretário de desenvolvimento para participar da audiência: “Quando a ferrovia ligando o porto a Minas Gerais sair, ele não será prefeito, mas isso é ter visão de

Cristiano Marião, que já havia estado anteriormente numa audiência pública em Governador Valadares, entregou ao presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa, um projeto de seu município para receber um porto seco integrado à futura EFMES.

“Temos duas grandes cimenteiras em nossa cidade e estamos próximos a Sete Lagoas, que é terminal da ferrovia. Também estamos próximos ao aeroporto Tancredo Neves, em Confins, e estamos buscando alternativas par ao nosso desenvolvimento. Esse porto não é importante somente para São Mateus e o Espírito Santo, mas para Minas, todos os municípios que serão impactados pela ferrovia e, especialmente, para Pedro Leopoldo”, disse o prefeito Cristiano Marião.

Representante do prefeito Daniel Santana, o vereador Francisco Amaro de Alencar Oliveira (Avante) disse que São Mateus vive dias de muita esperança e que o município está de portas abertas para que o empreendimento se concretize, “com visão social e de parceria com as comunidades tradicionais, preocupadas em preservar sua cultura e seu lugar”.

O deputado Marcos Garcia (PV), que representa Linhares na Assembleia Legislativa, também participou do evento e colocou-se à disposição dos empreendedores: “Precisamos devolver os empregos aos que os perderam e dar emprego para quem está entrando no mercado. E isso esse empreendimento vai fazer”.


(*Série de reportagens produzidas pelo jornalista José Caldas da Costa sobre os impactos dos projetos da Petrocity na economia do Norte e Noroeste do Espírito Santo)