Por que gordinhos sentem menos frio? Veja essa e outras 9 questões sobre o inverno

0

Educador físico fala sobre alguns fatores que influenciam a percepção de calor ou frio e o conforto ou desconforto que cada um sente em determinadas temperaturas. Confira!

 

Por que gordinhos sentem menos frio? Veja essa e outras 9 questões sobre o inverno


Por Cris Parente, São Paulo

 

 

A percepção de calor ou frio e o conforto ou desconforto que cada um sente em determinadas temperaturas, sofre influência de vários fatores. Por isso, neste inverno, confira alguns desses fatores ligados ao controle de temperatura corporal:

 

1. A quantidade de gordura armazenada na região logo abaixo da pele: a gordura é um isolante térmico e quanto mais gordura, maior isolamento.

2. O nível de esforço físico sendo feito naquele momento: quando se faz esforço, ocorre um aumento de todo o funcionamento do corpo, aumento do atrito entre as células nos tecidos corporais e, consequentemente, produção de calor.

 

O esforço feito aumenta a produção de calor (Foto: IStock)O esforço feito aumenta a produção de calor (Foto: IStock)

O esforço feito aumenta a produção de calor (Foto: IStock)

3. A quantidade e o grau de sensibilidade das células sensorias relacionadas ao controle térmico corporal: algumas pessoas têm um maior número e/ou uma maior sensibilidade.

4. A memória emocional: sensações e situações vivenciadas nas diferentes temperaturas são capazes de gerar uma boa ou má recordação e percepção de ambiente agradável ou não.

5. O grau de atenção instantâneo naquele momento: estar com o foco ou com a mente muito ocupado ou entretido em outra situação pode diminuir a percepção de temperatura.

 

6. Proteções externas ao corpo: agasalhos ou a ingestão de substâncias alteram a percepção (no caso do álcool) ou o ritmo de funcionamento do corpo (aceleradores de metabolismo), mudando as sensações.

 Por que gordinhos sentem menos frio? Veja essa e outras 9 questões sobre o inverno

O uso de roupas adequadas muda a sensação do corpo em relação ao frio (Foto: iStock Getty Images)

 

7. O grau de hidratação do corpo: um corpo bem hidratado tem maior facilidade de manter a temperatura mais equilibrada, pois utiliza água através do suor como fonte trocadora de calor.

8. Variações de pressão arterial também interferem: pessoas com pressão alta tem um sistema circulatório funcionando sob maior estresse, perdendo mais líquido e tendendo a ter uma maior temperatura corpórea. O inverso se aplica para pressão baixa.

9. Doenças: a gripe, por exemplo, ou mesmo acidentes onde ocorre a perda significativa de sangue, podem causar variações de temperatura corporal.

10. Durante o exercício: o importante é tentar manter boa hidratação, fazer um aquecimento, que nada mais é do que iniciar a atividade de maneira lenta e ir subindo gradualmente, e encontrar o ambiente ou temperatura que você goste mais de estar, pois irá facilitar muitíssimo sua vontade de praticar a atividade física.

 

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

 

Cristiano Parente é professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico. (Foto: Arte Eu Atleta)Cristiano Parente é professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico. (Foto: Arte Eu Atleta)

Cristiano Parente é professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico. (Foto: Arte Eu Atleta)