“Praça do Granito”, obras da praça central devem ficarem prontas em março

0

Ricardo Madureira/Texto e fotos 

As obras de revitalização da praça Senador Atílio Vivácqua, devem serem finalizadas neste mês de  março. A obra conta com recursos próprios da administração municipal com  apoio das empresas que exploram o granito em Barra de São Francisco.  O edital previa gastos de até R$ 968 mil na obra, mas o contrato foi fechado em R$ 944.367,08 mil, com a Casa Transporte e Construtora Eireli-ME.

“Praça do Granito” . A nova praça tem como principal matéria prima o granito, material extraído em nossa região e exportado para vários países, fazendo a região noroeste do ES, ser reconhecida internacionalmente, onde o setor de rochas representa mais de 10% do PIB do estado.

economia do Espírito Santo é baseada principalmente nas atividades portuárias, de exportação e importação (maior do país) e está indo muito bem na indústria de celulose e de rochas ornamentais (mármore e granito).

Destaque para Barra de São Francisco líder na extração e comercialização de rochas ornamentais na região Noroeste do Espírito Santo. Onde esta localizado o maior parque industrial do setor de rochas do mundo,  com mais de 200 multifios diamantados, instalados  nas industrias de extração e beneficiamento de rochas em toda região.

A Rota do Granito atrai turistas e compradores internacionais para o Estado. Segundo a Lei Nº 9.928, publicada no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo em 19/11/2012, foi conferido à Barra de São Francisco na região noroeste do estado o título de Capital Estadual do Granito.

 

A nova praça ganhará ainda uma novidade: a miniquadra para a prática de esportes com bola. Também foram contemplados os aposentados que gostam de jogar bisca na praça, as crianças, com um novo parquinho e os praticantes de exercícios físicos, que terão sua academia de ginástica renovada.

O Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. Em sua região noroeste são encontrados materiais únicos no mundo (Amarelos, verdes e pretos).Também no noroeste capixaba, estão concentradas as maiores jazidas de granitos da América Latina, ao todo são 21 municípios produtores, que respondem por mais de 50% da produção e exportações de Rochas do Brasil.