Prefeito de Ecoporanga inaugura nova Casa de Passagem para acolher crianças e adolescentes

0

O município de Ecoporanga ganhou um novo espaço de amparo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e abandono, a nova Casa de Passagem, que receberá o nome de Casa de Acolhimento Ana Francisca da Silva. O local, inaugurado na manhã de sexta-feira, 03 de julho, pelo prefeito Elias Dal’Col, fica localizado no bairro Divino Espírito Santo, onde foram investidos R$ 868.197,48, uma obra do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Ecoporanga, que foram pagos com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – FUNCOP.

A solenidade contou com a presença da primeira dama Rosângela Souza, do vice-prefeito Rogério Paulino, do presidente da Câmara Municipal, vereador Greidismar Lopes, e os vereadores Jeffinho Dal’Col, Nélio Quedevez e Tinin Caetano, representantes da Promotoria de Justiça da cidade, a secretária de Assistência Social, Vanusa Bispo, e demais secretário municipais.

Entusiasmado, o prefeito Elias Dal’Col parabenizou toda equipe e afirmou que o município tem uma dívida histórica na cidade em relação as políticas públicas para crianças e adolescentes. “Há alguns anos vínhamos lutando para entregar o novo espaço, com equipamentos e móveis que pudessem garantir conforto e segurança para as crianças. E hoje, com muito esforço de nossa gestão, e com a parceria com o Governo do Estado, conseguimos concluir a obra e entregar a nova Casa de Acolhimento”, disse Elias.

Segundo a secretária de Assistência Social, Vanusa Bispo, essa modalidade de acolhimento é de fundamental importância, haja vista que, a Casa de Acolhimento serve como um lar provisório para crianças e adolescentes que têm seus direitos violados. “O local serve para cuidar de crianças e adolescentes que são afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. O afastamento da criança ou do adolescente da família deve ser uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica”, explicou Vanusa.

HOMENAGEM

A nova Casa de Passagem vai levar o nome da ex-conselheira municipal de Assistência Social, Ana Francisca da Silva, que faleceu em 2019. Ela deixou um importante legado na defesa de políticas públicas voltadas para a assistência social e em defesa da criança e do adolescente.

A Prefeitura de Ecoporanga ressalta que as pessoas que estiveram presente no evento tomaram todas as medidas de prevenção ao coronavírus, além do uso de máscara e álcool gel 70%.

Para evitar aglomerações, a equipe de assessores da Prefeitura de Ecoporanga realizou uma transmissão ao vivo, na página da Prefeitura, no Facebook, para que a população acompanhasse a inauguração desta importante obra para a comunidade.

Por Ramon Gava