Prefeito Luciano entrega material didático escolar para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Brasilino Malaquias

0

DSC_0058O prefeito Municipal de Barra de São Francisco Luciano Pereira realizou nesta sexta feira dia 21 de março, a entrega do material didático  para os alunos e professores do Centro Municipal de Educação Infantil Brasilino Malaquias, que fica localizado no bairro Colina

O prefeito acompanhado dos vereadores Wilson Mulinha, Jessui da Cesan e Tiãozinho foram recebidos pela equipe de professores e também pelos pequenos alunos assistidos pela creche.

O CMEI Funciona com período integral atendendo 140 crianças de zero a quatro anos em todos os aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, oferecendo  quatro refeições ao dia.

Nossa missão é proporcionar a formação de cidadãos criativos , solidários e conscientes de seu papel na transformação da sociedade, baseados nos princípios e valores éticos. Com uma Equipe Pedagógica  capacitada para ajudar a desenvolver uma educação de qualidade proporcionando práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças. Disse a diretora Maura Natalino agradecendo ao prefeito pela iniciativa.

O Centro Municipal de Educação Infantil Brasilino Malaquias, esta situado no bairro Colina, na  rua Duque de Caxias Nº 350 , o telefone do centro é .(27) 3756-5154.

DSC_0063 DSC_0047 DSC_0045DSC_0044 DSC_0046 DSC_0042DSC_0041 DSC_0040 DSC_0038DSC_0036 DSC_0035 DSC_0034DSC_0026 DSC_0023 DSC_0022DSC_0017 DSC_0014 DSC_0018DSC_0018 DSC_0012 DSC_0011DSC_0010 DSC_0007DSC_0005 DSC_0004

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BRASILINO MALAQUIAS DE MORAIS

 

 

 

 

SÍMBOLOS DA ESCOLA

 

ü  BANDEIRA

HISTÓRICO: Em agosto de 2002, fomos convidados pela SEMEC a participar do desfile cívico de 07 de Setembro. Cada escola deveria apresentar sua própria bandeira. Como nossa escola ainda não tinha sua bandeira, fizemos um concurso entre as educadoras para a escolha deste, que seria o Símbolo da instituição; portanto deveria conter elementos que identificassem as peculiaridades do CMEI.

Todas as educadoras colaboraram. Como estava difícil a escolha, fizemos um sorteio entre os participantes e presenteamos a ganhadora com uma linda cesta de chocolates.

A equipe Pedagógica da SEMEC nos ajudou, escolhendo a Bandeira da Educadora Patrícia Valentim Maurício, a qual foi acrescentada pela mesma equipe, mais alguns itens, permanecendo todos os itens originais.

 

 

Esta é a Bandeira Original, criada pela

Educadora Patrícia Velentim Maurício de Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SIGNIFICADO DOS ELEMENTOS DA BANDEIRA

 

BORDA AZUL – Representa a ligação da escola com o município;

FUNDO BRANCO – Representa a PAZ, tão almejada no Bairro onde a escola fica localizada;

O SOL – Representa a LUZ da Educação, que erradia da Escola para iluminar os cidadãos Francisquenses;

OS CORAÇÕES – Representam o Amor;

AS CRIANÇAS COLORIDAS – Representam a DIVERSIDADE das raças e o respeito que devemos ter com todas elas;

OS BRINQUEDOS – Representam à parte LÚDICA do processo ensino-aprendizagem;

O LIVRO – Representa a EDUCAÇÃO FORMAL;

A CHUPETA – Representa o atendimento e carinho ofertado aos BEBÊS;

A PIPA – Representa a LIBERDADE de expressão, evocada no respeito à cidadania;

O PARQUINHO – Representa a ALEGRIA, que é o alvo principal da Instituição,

A Bandeira tem, ainda, escrita na borda superior, o nome da instituição: CMEI BRASILINO MALAQUIAS DE MORAIS e na borda inferior: EDUCANDO PARA A VIDA.

 

ü  HINO

 

HISTÓRICO DO HINO – O CMEI Brasilino, criado há mais de dez anos, já havia instituído sua Bandeira, mas faltava ainda uma música que pudesse representá-lo. Então, a Coordenadora Municipal de Educação Infantil, Irene Simões Fonseca Vargas, colaboradora assídua das inovações, pesquisas e realizações, além de manter um carinho todo especial por esta instituição, em setembro de 2003, compôs uma música que representa o relacionamento de amor e as atividades que são desenvolvidas na escola.

A Coordenadora Pedagógica do CMEI ensinou a letra e a melodia aos funcionários e ainda conseguiu um patrocínio para a gravação de um CD com a música e play back. O patrocinador da gravação foi Emerson Severino de Souza, proprietário do Estúdio Resgate, em Mantena.

Em um curto espaço de tempo, as crianças e os funcionários aprenderam o hino, que é entoado, com todo entusiasmo, no momento cívico e no dia-a-dia, o que reforça a relação de pertencimento dos alunos com a Escola.

 

 

ü  HINO DA ESCOLA

 

 

CENTRO BRASILINO DOS PEQUENINOS

 

                   Irene Simões Fonseca de Vargas

 

                          I

Aqui todo mundo é diferente

Mesmo assim, todo mundo é igual

O sol não brilha só pra gente

È pra você é pra quem ama e é legal!

 

 

                      Coro

Eu canto, eu brinco, eu aprendo,

Eu sou alegre, sonhador, sou cidadão

Na Brasilino construo a esperança

Sou puro, sou amor, sou coração (Bis)

 

                         II

Jogo bola, amarelinha, pique – esconde

Me vejo um rei, um peixinho, ou um leão

Experiências, eu partilho todo dia

Escrevo letras, leio o mundo, que emoção!

 

 

JUSTIFICATIVA:

O CMEI Brasilino Malaquias de Moraes está localizado em um bairro de periferia, com características de bolsão de pobreza. As crianças atendidas são todas do bairro, visto que este se localiza num morro, local de difícil acesso. A população residente no bairro é de extrema pobreza, com níveis educacionais, defasados, e grande índice de desemprego.

Uma política nacional para a infância é um investimento social que considera as crianças como sujeito de direitos, cidadãos em processo de desenvolvimento e alvo preferencial de políticas públicas, considerando o que as crianças pensam e sentem em conformidade com a – Lei 9394/96 que são: O eixo da flexibilidade, o eixo da avaliação e o eixo da liberdade.

Na elaboração do presente Projeto para o CMEI Brasilino Malaquias de Moraes, levar-se-à em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais emanadas do MEC e alicerçadas no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil.

Pretende-se com a implantação deste Projeto, contemplar o desenvolvimento de programas que respeitem o caráter lúdico da instituição, o atendimento às necessidades básicas, associadas ao cuidar, o envolvimento em ações educacionais planejadas, expressando uma intencionalidade correspondente, que deve ser constantemente avaliada, supervisionada e apoiada por todos os envolvidos, garantida sua legitimidade e qualidade.

 

VISÃO:

 

O desenvolvimento integral da criança de zero a quatro anos em todos os aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, servindo como instrumento na formação da cidadania.

 

 

MISSÃO:

 

A escola tem como missão, proporcionar a formação de cidadãos criativos. ativos, solidários e conscientes de seu papel na transformação da sociedade, baseados nos princípios e valores éticos e morais.

 

 

 

OBJETIVO GERAL:

 

– Promover o bem-estar da criança, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, moral e social, ampliando suas experiências ao estimular sua interação com os outros e com o meio em que vive.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

– Garantir o atendimento e cuidados essenciais associados à sobrevivência e desenvolvimento da identidade da criança;

– Desenvolver programas, que respeitem o caráter lúdico da instituição;

– Garantir uma educação de qualidade, que contemple a criança como sujeito histórico, que pensa o mundo de um jeito muito próprio.

 

METAS:

Obs.; Ver com a direção suas metas para acrescentar.

 

– Ampliação do espaço físico;

– Formação continuada;

– Aquisição de materiais e equipamentos necessários;

– Efetivar a segurança;

– Enriquecimento da merenda;

– Garantia de atendimento médico, psicológico e odontológico;

– Garantia de qualidade na educação;

– Atendimento à demanda reprimida de 0 a 3 anos.