Prefeitura de Nova Venécia define realização da festa da cidade em abril

0
426

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, recebeu na manhã desta quarta-feira, 16, representantes de entidades que estão diretamente ligadas à organização da Festa da Cidade, prevista para acontecer entre os dias 25 e 28 de abril, no Parque de Exposições, Luiz Henrique Altoé. O objetivo da reunião foi iniciar a preparação e definir questões como organização do Parque de Exposições, alvarás de liberação, exposição de animais, concurso leiteiro, gastronomia e programação em geral.

Segundo o prefeito, a proposta é realizar uma grande festa, mas com moderação no tocante ao gasto dos recursos públicos. “O município está com suas contas muito bem organizadas. Ficamos quatro anos sem realizar este evento para estabelecer o financeiro da Prefeitura, que foi afetado pelas consecutivas quedas na receita. Hoje enxergo que podemos realizar uma festa à altura daquilo que a população merece e vem nos cobrando. Obviamente terá um custo, mas esse evento faz girar a economia local, favorecendo principalmente o comércio”, afirmou o prefeito.

Na sequência foi frisado que a Festa da Cidade é realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que detém recursos específicos para a efetivação de eventos, ou seja, a verba para este fim não pode ser direcionada para outras ações. “Vamos fazer a festa sem afetar os nossos investimentos em obras e outras ações. São recursos distintos; cada um específico para sua área. Não vamos comprometer os cofres do município”, concluiu Barrigueira, ao citar obras que estão em andamento no município como a Vila Olímpica, calçamentos no bairro Altoé, unidades de saúde, UPA 24 Horas, obras de drenagem pluvial previstas para serem iniciadas, reformas de escolas, entre várias outras.

Além de secretários municipais, participaram da reunião representantes da Cooperativa Veneza, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Patronal Rural, Incaper, Idaf, Lions Club, imprensa, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Venécia – Juarez Oliosi e comerciantes.

De acordo com o secretário de Obras, Sebastião de Sá Pereira, na próxima semana já começam as intervenções no Parque de Exposições. “Vamos mexer bastante na infraestrutura do local. Fizemos um levantamento de tudo o que precisa ser feito para a aquisição dos materiais que precisam. As adequações são necessárias para atender as exigências do Corpo de Bombeiros, que primam pela segurança da população, e também a parte ambiental”, disse.

O secretário de Cultura e Turismo, Anderson Sabino, falou que a programação do evento também vai começar a ser definida nos próximos dias. “Estamos discutindo a programação juntamente com as pessoas envolvidas nessa parte cultural. Vamos ter a participação dos nossos artistas locais e atração nacional. Outros pontos são a organização e cadastramento das barracas, parque de diversões, enfim, a programação geral”, afirmou.

Torneio leiteiro e setor agropecuário

Para o vice-presidente da Veneza, Erik Zottele Pagung, o momento da realização da festa é bastante oportuno também para os produtores rurais. “A festa de Nova Venécia é tradicional e a programação voltada para o setor agropecuário, no meu ponto de vista, é um dos principais atrativos. Desta vez, a Veneza vai realizar junto com o município o 30º Torneio Leiteiro, que é uma reivindicação dos nossos cooperados. Esses últimos quatro anos que ficamos sem festa, além daquilo que o prefeito já colocou no tocante às perdas da receita, também passamos por uma seca intensa, o que iria prejudicar a participação de produtores com animais no torneio e na exposição de animais. Agora estamos vivendo outra realidade e quero dizer que somos parceiros desde já e vamos realizar o torneio para ajudar a fomentar a nossa atividade.”, disse Pagung.

Além do torneio leiteiro, a ideia é realizar na programação agropecuária uma exposição de animais de grande e pequeno porte, rodeio, leilão de gado e até um concurso de marchas. Outro setor diretamente beneficiado com o evento é o comércio local. “Para nós, comerciantes, a Festa da Cidade é maravilhosa por aquecer a economia. É uma reivindicação constante dos comerciantes. Estamos otimistas porque sabemos que o retorno é muito bom, com mais pessoas na nossa cidade visitando o comércio”, finalizou a presidente da CDL de Nova Venécia, Célia Hoffman.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMNV

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here