Projeto Social Espaço da Alegria antecipa o “Dia das Crianças”

0

O  Dia Das Crianças chegou mais cedo para as crianças assistidas no projeto Espaço da Alegria, é que este ano devido a uma agenda cheia a direção achou melhor antecipar a comemoração dos meninos

O projeto atende aproximadamente 200 crianças, onde os  alunos tem a oportunidade de participar de varias oficinas: CANTO E CORAL, ARTES,REFORÇO ESCOLAR, INFORMATICA ,INSTRUMENTAIS , VIOLÃO,TROMPETE,TROMBONE,VIOLINOS,TECLADO,BANDA MARCIAL , ESPORTES : FUTEBOL, HANDEBOL, FUTSAL, e para o bom desenvolvimento do projeto conta com o total apoio da Prefeitura , Secretaria de Ação Social e Amigos Anjos.

Sobe a supervisão de Janete Cavalcante, coordenação de Michel Medeiro e direção de Silvana Pagani, o Espaço da alegria é um dos projetos sociais mais bem sucedidos do município.

Em parceria com a prefeitura municipal de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o projeto atende mais de 200 crianças em situação de vulnerabilidade social.

Segundo Janete o projeto tem por finalidade promover o exercício da cidadania, resgatar os valores e a autoestima oferecendo educação fora dos horários escolares, privilegiando a assiduidade na instituição publica de ensino, os interesses das crianças e dos adolescentes, resguardados nos artigos 4º e 7º da Lei Federal Nº 8.069 de 13 de junho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

O projeto está aberto para receber crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade e 06 e 16 anos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), outras inscritas no Cadiúnco – Bolsa Família e outros da sociedade em geral que estejam inseridas no perfil dos objetivos do projeto.

Objetivo geral do projeto é oferecer à criança e ao adolescente, em vulnerabilidade, um local onde possa desenvolver suas capacidades e habilidades criadoras e garantir o pleno desenvolvimento físico, cognitivo, moral, espiritual e social.

No projeto são desenvolvidas:

  • Atividades artísticas em suas diferentes linguagens que favorecem a sociabilidade e preencham as necessidades de expressões e trocas culturais;
  • Desenvolver o processo ensino aprendizagem, por meio de reforço escolar;
  • Promover a inclusão digital;
  • Promover o exercício da cidadania e sentir-se como sujeito de direitos e deveres para com a sociedade;
  • Encaminhar os adolescentes ao mercado de trabalho através do projeto menor do município;
  • Desenvolver ações que priorizem o acesso  a informações sobre o cuidado consigo mesmo e com o meio ambiente;
  • Enriquecer as praticas esportivas priorizando a socialização a cooperação;
  • Descobrir talentos e incentivar as práticas artísticas musicais.

veja as fotos