Quando levar meu filho ao Psicólogo? Veja o que diz a psicóloga Joselaine Lopes

0

Diversos pensamentos submersos de sentimentos já devem ter sido colocados em questão referindo-se ao tema “Quando levar meu filho ao Psicólogo?” ou “Será mesmo necessário levar meu filho ao Psicólogo?”, “Não estou cometendo exagero?”

Indagações como essas são comuns e levantadas sempre que uma preocupação em relação aos filhos torna-se persistente e presente no cotidiano familiar. Mudanças de comportamentos; problemas na escola; divórcios dos pais; são alguns dentre inúmeros motivos pelos quais os pais acabam sendo envolvidos por dúvidas de qual postura adotar e se o momento é mesmo o adequado para procurar por um Psicólogo.

“Diferente dos adultos, as crianças não sabem precisamente como articular sobre seus conflitos internos, seus medos, suas angústias, suas frustrações e dificuldades. Apresentando, assim, condutas menos adaptativas às aguardadas pelos pais, como agressões, birras excessivas, desobediência, etc.”, explica a psicóloga francisquense Joselaine Lopes de Oliveira.

Desse modo, se faz imprescindível, que os pais ou responsáveis fiquem atentos aos sinais emitidos pelas crianças. Pois, muito além de “falta de educação”, “filhos rebeldes e mimados” ou outros meios de rotulação, comportamentos que antes não eram comuns e no momento se faz presente, podem ser uma forma que as crianças encontraram para se expressarem e dizer ao mundo que algo não vai bem.

Leia também:

Servidores da prefeitura de Barra de São Francisco têm atendimento psicológico gratuito

E uma das formas de ajudá-la, de dar ouvidos ao seu pedido de socorro, é sim, buscar o auxílio profissional. Existem muitos indícios apresentados pelas crianças que sustentam os motivos pelos quais os pais ou responsáveis devem procurar por um Psicólogo. Sendo alguns deles, a dificuldade de interação social; problemas escolares; separação dos pais; morte de um ente querido; falta de concentração; agressividade e falta de tolerância à frustração; ansiedade excessiva; medo constante; dificuldades de expressar emoções e sentimentos, dentre outros.

“É preciso levar em consideração a amplitude, a frequência e a permanência das alterações comportamentais. Essas estão afetando a vivência da criança e das pessoas que a rodeiam? É frequente? Já ocorrem há algum tempo? A afirmativa desses pontos levantados são indicativos da necessidade de buscar ajuda profissional”, ressalta Joselaine.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO É NA MERAKI COM A PSICÓLOGA JOSELAINE LOPES! CONSULTE O SEU PLANO DE SAÚDE

A psicóloga diz que o atendimento Psicológico possui grande relevância por permitir à criança acesso às questões internas/externas e muitas das vezes, desconhecidas, que em alguma instância causam atraso em vários aspectos de suas vidas.

“Por meio de técnicas, o Psicólogo oferece a ela um espaço próprio, seguro, acolhedor, onde a criança terá maior contato consigo mesma e com sua realidade, adquirindo assim, capacidade de elaborar, organizar, e dar um novo sentido para as circunstâncias presentes”, destaca Joselaine.

Mais informações:

Dra. Joselaine Lopes de Oliveira
Centro Clínico Meraki
Tel.: (27) 99852-6060

Rua Wantuil Ribeiro Fagundes, 161 – Ap. 204
Edifício Rodex & Prado – 2º andar
(Atrás do fórum, ao lado do Ministério Público)

 corel meraki