Região Pedras, Pão e Mel leva primeiro lugar na categoria voto popular na Expotur 2012

0

Mais de 29 mil pessoas visitaram o 8° Salão do Turismo e o 3° Salão do Artesanato do Espírito Santo (Expotur- ES 2012), realizado entre os dias 25 e 27 de maio último, na Praça do Papa, em vitória. O número é 26% maior que o registrado no ano passado, quando 23 mil pessoas prestigiaram o evento.

 

As apresentações culturais marcaram o domingo (27), terceiro e último dia de eventos. Entre os grupos estavam o Cortejo Alemão, da Região das Montanhas Capixabas, e a Lira Alfredense, da região Turística da Costa e da Imigração. O Espaço Saber Fazer também conquistou os visitantes que passavam pela feira.

Não faltou animação na entrega dos prêmios “Região Top”, realizado pelo secretário e pela subsecretaria de Estado da Cultura, Herlon Paschoal, e pelos representantes da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado do Espírito Santo (Aderes).

As regiões turísticas concorreram em sete categorias. No quesito Criatividade na montagem dos Estandes, a vencedora foi a região Turística de Doce Terra Morena. No atendimento ao Público nos Estantes, a premiada foi a Região dos Imigrantes. Na categoria Variedades de Produtos de Agricultura Familiar, a Região das Montanhas Capixabas foi a vencedora.

No quesito Variedade de produtos de Artesanato, a ganhadora foi a Região Doce Pontões Capixabas. A Região das Montanhas conquistou seu segundo prêmio da noite no quesito Ações de Promoção de seu Destino Turístico. Em seguida, a Região dos Vales e do Café conquistou o prêmio na categoria Manifestações Culturais que melhor caracterizam sua Região.

Por fim, o premio mais esperado e decidido na categoria voto popular, a escolhida pelo público foi a Região Pedras, Pão e Mel, integrada por Nova Venecia, Vila Pavão, Barra de São Francisco, São Gabriel da Palha e Ecoporanga, ficando em primeiro lugar com 20% do total dos votos apurados (114 dos 557 ao todo). Em segundo ficou a região de Doce Terra Morena.

Para o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, O sucesso do evento destaca a boa posição ocupada pelo Espírito Santo na promoção do turismo. “O evento se consolida a cada edição e integra o calendário anual de atividades do Estado, nos aproximando das grandes feiras do setor no Brasil”, afirmou.