Sabe o que é síndrome da bunda morta? Entenda problema no glúteo médio

0

Raquel Castanharo diz que o mau funcionamento desse músculo leva a dores principalmente no quadril, mas também pode trazer consequências para a coluna lombar, joelho e até tornozelos

Por Raquel Castanharo, Jundiaí, SP

Síndrome da amnésia glútea, ou síndrome da bunda morta, é um problema que vem sendo clinicamente descrito como o funcionamento inadequado do músculo glúteo médio, devido a um estilo de vida com longas horas na posição sentada. Esse mau funcionamento leva a dores principalmente no quadril, mas também pode trazer consequências para a coluna lombar, joelho e até tornozelos.

O músculo glúteo médio se encontra na lateral do quadril e é o principal responsável por manter a pelve e a coxa alinhados em atividades com descarga de peso, como a caminhada e a corrida. Na síndrome da amnésia glútea ele tem sua ação inibida pelo sistema nervoso central (o responsável pelo controle de todos os músculos) através de fenômeno conhecido como inibição recíproca, no qual a ativação de um músculo é inibida quando outro precisa ser o protagonista do movimento. Por exemplo: quando levantamos um peso com o braço, o bíceps é o principal responsável por esse movimento, e, por isso, o sistema nervoso envia um sinal inibitório ao tríceps, que é antagonista ao movimento do bíceps.

Problema atinge pessoas que passam muito tempo sentadas (Foto: iStock Getty Images)Problema atinge pessoas que passam muito tempo sentadas (Foto: iStock Getty Images)

Problema atinge pessoas que passam muito tempo sentadas (Foto: iStock Getty Images)

A inibição recíproca é normal e acontece em todos os movimentos do corpo, porém, na síndrome da amnésia glútea, a hipótese é que o glúteo médio permanece inibido por muito tempo pois os flexores de quadril são sempre predominantes sobre ele na posição sentada. Essa ideia faz sentido e vem sendo apontada clinicamente. Porém ainda existem poucas evidências científicas concretas sobre o assunto e alguns pontos controversos, como, por exemplo, essa mesma inibição glútea ser bastante comum em atletas, que passam pouco tempo do dia sentados.

Como consequência da diminuição da atividade do glúteo, o quadril, lombar, joelho e tornozelo estão sujeitos a compensações que podem levar a lesões. Um praticante de corrida de rua, por exemplo, fica sujeito a desenvolver a síndrome da banda iliotibial devido à falha na ação do glúteo. Ou uma pessoa caminhando na rua tem maior instabilidade no tornozelo quando o quadril não está firme o suficiente, aumentando o risco de uma entorce do pé.

Exercícios como a ponte são bons para fortalecer o músculo glúteo médio (Foto: Getty Images)Exercícios como a ponte são bons para fortalecer o músculo glúteo médio (Foto: Getty Images)

Exercícios como a ponte são bons para fortalecer o músculo glúteo médio (Foto: Getty Images)

A resolução desse problema envolveria intercalar atividades com descarga de peso entre os períodos sentados e trabalhar o músculo glúteo médio. Bons exemplos de exercícios são a ponte e o clam shell, descritos em coluna anterior (clique aqui).

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí. www.raquelcastanharo.com.br. (Foto: EuAtleta)Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí. www.raquelcastanharo.com.br. (Foto: EuAtleta)

Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí. www.raquelcastanharo.com.br. (Foto: EuAtleta)