Se as eleições fossem hoje, Hartung venceria com 50% dos votos. Casagrande tem 31,9%

0

 

se-as-eleicoes-fossem-hoje-hartung-venceria-com-50-dos-votos-casagrande-tem-319


O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) tem 49,8% das intenções de voto estimuladas e o governador Renato Casagrande (PSB), 31,9% da preferência do eleitorado na disputa ao Palácio Anchieta. Os dados são da pesquisa realizada pelo Instituto Futura a pedido de A GAZETA. Na sequência estão empatados na corrida estadual Camila Valadão (PSOL) e Roberto Carlos (PT). Cada um tem 1,2% das intenções de voto. Por último está Mauro Ribeiro (PCB), com 0,6%.

Poucas alterações são identificadas ao se comparar a pesquisa atual com o último levantamento realizado pela Futura em julho. Hartung tinha 47,9% e Casagrande, 26,8% no mês passado. A diferença de pontos percentuais entre os dois passou de 21.1 para 17.9. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Camila aparecia em terceiro lugar e estava na frente de Roberto Carlos, com 2,4% das intenções de voto. O petista tinha 1,4%. Agora, os percentuais dos dois caíram. Roberto Carlos está lado a lado com a candidata do PSOL. Mauro Ribeiro também tem percentual próximo do registrado em julho. Era 0,8% e passou para 0,6%.

O Instituto Futura entrevistou 800 pessoas entre os dias 9 e 11 de agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00016/2014.

Estimulada e Espontânea

Tanto no recorte estimulado como no espontâneo, Hartung venceria no primeiro turno, se as eleições fossem hoje. A eleição, porém, será realizada somente em outubro. Até lá, 74,9% dos entrevistados disseram que votarão no candidato pretendido “com certeza”. Outros 23,9%, no entanto, podem mudar de ideia.

Hartung venceria em Segundo turno

Se a eleição fosse disputada num segundo turno entre Renato Casagrande e Paulo Hartung, o peemedebista, ainda segundo a pesquisa, venceria com 51,8%, enquanto o socialista teria 34,5%.

Hartung é o menos rejeitado

O nome mais rejeitado na disputa pelo Governo do ES é o de Camila Valadão: 19,2% dos entrevistados disseram que não votariam nela “em nenhuma hipótese”. O segundo mais rejeitado é Roberto Carlos, com 17,9%. Em seguida aparecem Casagrande, c 15,8%, Mauro com 13,8%, e Hartung com 9,4%.

Senado

Quem lidera a disputa é a deputada federal Rose de Freitas (PMDB), cujo percentual também não mudou muito em relação a primeira pesquisa: passou de 20,4% para 21,9%. Ela é seguida pelo ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT) que tinha 17,5% e agora tem 17,9% das intenções. André Moreira (PSOL) saiu de 1,6% para 1,8% e Raphael Góes Furtad (PSTU) tem 1,5% ante o 1,1% do mês passado.
Rose e Coser empatam no quesito rejeição. O segundo mais rejeitado é Moreira, também praticamente empatado cm os dois primeiros, cm 10,9%. Neucimar tem10,5% de rejeição e Raphael 8,2%.

Fonte e Foto: A Gazeta