Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde iniciam III Semana do Bebê em Barra de São Francisco.

0

A Comissão Intersetorial Municipal do Selo UNICEF, formada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, juntamente com CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), iniciaram no último dia 23 de maio, a III Semana do bebê em Barra de São Francisco.

O evento é uma estratégia de mobilização social e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Durante a Semana do bebê São realizadas inúmeras atividades nos serviços públicos e privados, visando contribuir para um novo olhar em relação ao bebê e à criança pequena.A iniciativa partiu da cidade de Canela-RS, em 2000, idealizada por um médico psiquiatra que propôs trabalhar de forma coletiva as questões da Primeira Infância.DSC03884

Nesta terça-feira (26), o ciclo de palestras foi iniciado no antigo auditório da Semec, o tema foi “Fortalecimento de vínculos”, ministrado pela Psicóloga do CRAS, Jaqueline Ferrari dos Santos. Na palestra a Doutora, entre outros assuntos referente a relação mãe e/ou cuidador e o bebê, falou também sobre cuidados que se deve ter na amamentação  a sua importância, que é vai muito além das questões nutricionais e de desenvolvimento físico.

DSC03896“Amamentar traz inúmeras vantagens para mãe e bebê, pois a ligação que ambos experimentam, possibilita que cada vez que a criança mama o vínculo e o amor só aumentem. As crianças que são privilegiadas com o aleitamento materno, com certeza se tornam menos ansiosas e mais tranqüilas.  É necessário que mãe e bebê se reconheçam, se comuniquem e vinculem, formando uma conexão afetiva sadia. Quando o aleitamento não se realiza nestas condições, se cria no bebê um grande vazio afetivo. Neste sentido, a solidão e a falta de contato com a mãe começa a alimentar uma situação de angústia e ansiedade no bebê que pode criar uma certa insegurança. Afirmou a Dra. Jaqueline em um trecho da palestra.

“Ao apoiar iniciativas como a Semana do Bebê, visa-se motivar gestores públicos e sociedade para a garantia da sobrevivência e do desenvolvimento infantil a todas as crianças brasileiras e principalmente do nosso município” , comentou a Secretário Municipal de Assistência Social, Zirene Surdini.DSC03887

Equipe do CRAS:

Jaqueline Ferrari dos Santos – Psicóloga (Palestrante)

Larissa Matos – Assist. Social (Palestrante)

Michele Aguiar – Psicóloga – 

Fabíola Medeiros – Assist. Social 

Ana Paula Fanti – Assist. Social

Celi Vieira – Estágiária CRAS – Assist. Social

Confira a programação completa da Semana do Bebê em Barra de São Francisco:DSC03900