Secretarias Municipais de Saúde, Assistencia Social e Educação encerram a III Semana do bebê em Barra de São Francisco

0

O Selo UNICEF  Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes.

“Quando assumimos o  compromisso de melhorar a vida de crianças e adolescentes, investindo no cumprimento de seus direitos, implementando e aprimorando programas e políticas de atenção à infância,  Nossa equipe trabalhou em busca de cumprir todas as metas exigidas pelo Selo UNICEF, para que pela primeira vez Barra de São Francisco receba aprovação desta importante Instituição, Cuidar das crianças francisqueses é uma importante missão que Deus deu pra gente”. Disse prefeito Luciano Pereira

A Comissão Intersetorial Municipal do Selo UNICEF, formada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, juntamente com CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), iniciaram no último dia 23 de maio, a III Semana do bebê em Barra de São Francisco.Durante toda a semana  foram realizadas um ciclo de palestras em CMEIS e Escolas do município. 

Nesta-sexta-feira no auditório da SEMEC foi realizado o encerramento da III  Semana do Bebê, com a presença do prefeito de Barra de São Francisco Luciano Pereira e vice-Prefeito Matheus Ferrari, acompanhados de seus secretários Zirene Surdine Assistência Social, Aldair Antonio Rhein Educação, Reginaldo Nery Defesa Social e Civil, Fabio Bastinanelle Saúde, vereador Wilson Mulinha, Pedrinho Godoy Coord projeto Saúde nas Escolas, Padre João Batista e João Emanuel coordenador do Selo Unicef em Barra de São Francisco

Durante o evento de encerramento foram encenadas pelas crianças apresentações musicais, teatrais e de dança dos CEMEIS: Dorico Cipriano (Vila Landinha), Brasilino Malaquias (Colina), Catherine Zaneti (Vila Paulista) , logo em seguida foi apresentado através de uma projeção em um telão, de como as crianças são assistidas diariamente nos CEMEIs, mostrando principalmente como é importante a rotina para as crianças , onde elas aprendem que tem o horário de brincar, de dormir e de comer entre outras importantes atividades desenvolvidas no dia dia das creches .

 

O evento é uma estratégia de mobilização social e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Durante a Semana do bebê São realizadas inúmeras atividades nos serviços públicos e privados, visando contribuir para um novo olhar em relação ao bebê e à criança pequena.A iniciativa partiu da cidade de Canela-RS, em 2000, idealizada por um médico psiquiatra que propôs trabalhar de forma coletiva as questões da Primeira Infância.

 

“Amamentar traz inúmeras vantagens para mãe e bebê, pois a ligação que ambos experimentam, possibilita que cada vez que a criança mama o vínculo e o amor só aumentem. As crianças que são privilegiadas com o aleitamento materno, com certeza se tornam menos ansiosas e mais tranqüilas.  É necessário que mãe e bebê se reconheçam, se comuniquem e vinculem, formando uma conexão afetiva sadia. Quando o aleitamento não se realiza nestas condições, se cria no bebê um grande vazio afetivo. Neste sentido, a solidão e a falta de contato com a mãe começa a alimentar uma situação de angústia e ansiedade no bebê que pode criar uma certa insegurança. Afirmou a Dra. Jaqueline em um trecho da palestra.

“Ao apoiar iniciativas como a Semana do Bebê, visa-se motivar gestores públicos e sociedade para a garantia da sobrevivência e do desenvolvimento infantil a todas as crianças brasileiras e principalmente do nosso município” , comentou a Secretário Municipal de Assistência Social, Zirene Surdini.

Equipe do CRAS:

Jaqueline Ferrari dos Santos – Psicóloga (Palestrante)

Larissa Matos – Assist. Social (Palestrante)

Michele Aguiar – Psicóloga – 

Fabíola Medeiros – Assist. Social 

Ana Paula Fanti – Assist. Social

Celi Vieira – Estágiária CRAS – Assist. Social

veja os videos e fotos do evento: