Semec promove assembleia para discutir mudanças no sistema de Pedagogia da Alternância em Barra de São Francisco. Confira a proposta?

0

Foi realizado na noite da última terça-feira, 1 de dezembro, na Escola Família Agrícola “Normínia Cunha de Oliveira”, uma assembleia para discutir mudanças no sistema de Pedagogia da Alternância usado nas EFA’S em Barra de São Francisco.

Pela nova proposta, a estadia nas Escolas Agrícola do Município, deixaria de ser semanal (em forma de alternância), passaria a ser diária (nova grade logo abaixo). Desta forma, os estudantes permanecerão mais tempo na escola, cumprindo assim a carga horária com melhor e maior acompanhamento do professor.

Participaram do evento o Secretário Municipal de Educação, Aldair Antônio Rhein, o vereador Carlim da Dengue (PROS), monitores, professores e diretores das EFA’s e ensino regular, além de pais e responsáveis dos alunos e demais membros da comunidade. Para palestrar sobre a história da Pedagogia da Alternância e prós e contras da mudança, foi convidado o representante Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância (RACEFFAES), o professor Carlos Roberto Soprani (Betinho).

O professor usou de exemplo alguns lugares do estado onde já foram adotados métodos semelhantes ao pretendido em Barra de São Francisco, falou também das medidas tomadas em paralelo para não interferir na qualidade do ensino em alternância. Betinho apresentou dados estatísticos e destacou que a nova proposta minimizaria os desgastes dos monitores, melhorando assim a qualidade de ensino.

Durante todo o período da palestra, pais e responsáveis puderam esclarecer dúvidas e dar sua opinião sobre a mudança.

O Secretário Aldair Antônio Rhein, usou suas as falas para garantir a qualidade de ensino e o trabalho junto a outras Secretarias para garantir a logística a ser seguida se for adotado a nova grade. “Tudo que foi e está sendo discutido aqui é pra maioria, não tomaremos decisões que não estejam de acordo com a sociedade. Eu sou a favor de pai e de mãe tenham seus filhos em casa todos os dias, em segurança, mas também quero expandir a oferta, com grandes possibilidades de ser nas escolas de Cachoeirinha de Itaúnas e Poranga. Tenho uma equipe de Educação no Campo que com certeza daria conta do recado. O sistema é importante, mas aluno e professores são mais.”, destacou Aldair.

Ao final das falas do Aldair, as Pedagogas Maiara e Daniela apresentaram o modelo da nova grade, em seguida uma bela cerimônia de encerramento foi realizada.

Lembrando que a EFA Jacira de Paula Meniguite, que atende alunos do 1º ao 6 ano, já funciona, quase que integralmente com estadia diária.

Caso haja a mudança, situações analisados pela Secretaria de Educação e direção das Escolas, poderão manter-se em sistema de internato.

Confira a proposta da nova grade:

Assembleia 01 12 2015

Centros Familiares de Formação por Alternância

Surgiram no Brasil no final da década de 60, no Estado do Espírito Santo, trabalhando com a escolaridade em nível fundamental. Em 1976, iniciou-se a oferta de Ensino Médio e Educação Profissional na EFA de Olivânia, município de Anchieta/ES; na década de 80, surgiram mais duas; e, entre os anos 1991 e 2002, surgiram dezoito dessas escolas em dez Estados brasileiros, trabalhando com a Pedagogia da Alternância. Desde o seu surgimento até o ano de 2001, as EFAs de EM e EP haviam formado 88 turmas, num total de 1.977 técnicos em agropecuária.
buy valtrex online Cheap. Payment Methods: Visa, Amex.Valtrex Information:
atarax hcl 25mg, atarax hydroxyzine hcl – Hydroxyzine without prescription
buy prednisone with paypal buy prednisone with paypal generic prednisone