SEMMA disponibiliza coletor de pilhas e baterias à população francisquense

0

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+10152405_468065023296869_6464780627685278569_n0-640x480A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), firmou uma parceria com a Mol Motos de Barra de São Francisco–ES, disponibilizando o coletor de pilhas e baterias, para ser utilizado por toda a população Francisquense. O coletor ficará nas dependências da empresa, onde todos poderão depositar suas pilhas e baterias, contribuindo com a preservação do meio ambiente, e se protegendo dos malefícios causados por esse tipo de material.

As pilhas e baterias são compostas por metais maléficos à saúde do ser humano e nocivos ao meio ambiente, como o mercúrio, chumbo, zinco, cobre, cádmio, manganês, níquel e lítio. No Brasil, são mais de 1 bilhão de pilhas e cerca de 400 milhões de baterias de celular produzidas e comercializadas todos os anos.

Conforme resolução nº 257/99 do CONAMA, determina o descarte de pilhas e baterias usadas que contenham metais pesados, como o mercúrio, em locais adequados.

As doenças causadas pelo descarte inadequado das pilhas e baterias são: anemia, debilidade, paralisia parcial, mutações genéticas, prejudica o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões.

Não é aconselhável a queima desse tipo de material, pois os resíduos permanecem nas cinzas, podendo volatizar e contaminar a atmosfera.

Seu tempo de durabilidade no meio ambiente é infinito.