Só chuva salva produtor rural

0

images4

Carlos Madureira texto/foto

Perto de  300 pecuaristas e cerca de 55 mil cabeças de gado, que produzem em média um milhão e cem litros de leite por mês estão sofrendo com a prolongada estiagem. Sem chuvas já algum tempo, Barra de São Francisco deixou de produzir 300 mil litros de leite, 30% a menos que o normal, de acordo dados preliminares feitos aleatoriamente pelos Sindicatos Patronal e do Trabalhadores Rurais. “A situação preocupa qualquer um. Precisamos de chuva, ou tem que fazer irrigação, que fica muito mais caro”, diz o um produtor rural que já começou a vender parte do seu rebanho temendo consequências maiores.
O sol não dá trégua e para os próximos dias há previsão de chuva mas mesmo assim causa mais preocupação e medo de que se repita o que aconteceu em 2007. A estiagem foi intensa naquele ano, só no município morreram vários animais e a produção caiu em 70%. “Em 2007 ainda choveu um pouco. Se persistir o quadro a situação pode ser pior, porque neste ano ainda não choveu o que deveria”, comenta um produtor da região do Denzol.

Enquanto isso a prática das queimadas vai aumentando ainda mais os problemas no campo. Dezenas de propriedades estão utilizando desse artifício, onde o produtor afirma que está preparando a área para as chuvas. A probabilidade de chuvas para hoje é de 90% de acordo com o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Carlos Madureira