Subsecretário de Turismo debate “Caminhos do Turismo” com autoridades e empreendedores de Barra de São Francisco

0

Embora a reunião realizada na manhã desta terça-feira (16) na Câmara Municipal de Barra de São Francisco, não tenha tido a presença do deputado estadual Enivaldo dos Anjos, o subsecretário de Turismo do Estado, Gedson Merizio, que teria sido convocado por ele, a pedido de autoridades e empreendedores do setor de turismo na região, falou das oportunidades que estão surgindo em todo o estado.

Com o intuito de fomentar o turismo da região noroeste, o encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal, quando o presidente da casa, vereador Juvenal Calixto, informalmente convocou as autoridades presentes para a mesa de trabalhos. A partir daí, o subsecretário Gedson Merizio, ocupou a tribuna e a cada pergunta formulada pelos presentes, as respostas deixavam os interlocutores mais animados com as possibilidades do Governo do Estado, vir a apoiar projetos voltados para o turismo.

O principal fator para a demanda de fomento acabou se destacando quando da predominância da modalidade de vôo livre onde o parapente tem sido constante. De acordo com a Wikipédia, o vôo livre é um esporte radical, com vôo não motorizado, que utiliza as térmicas(atividade térmica e do vento na Camada limite atmosférica) para realizar vôos locais ou de grande distância, possibilitando alterar tanto a velocidade quanto a trajetória, e ainda escolher o local de pouso.

A prática é silenciosa. O piloto pode perceber a estrutura espacial e as variações dos vórtices do escoamento atmosférico de maior ou menor dimensão em relação a dimensão da aeronave. Dessa forma distingue-se do paraquedismo, do BASE jumping e do balonismo, sendo mais próximo do vôo das aves que plainam durante o movimento de ascensão ou deslocamento helicoidal. As duas principais modalidades são o parapente e a asa-delta.

Também a elaboração de metas do conselho municipal de turismo, ficou evidenciado nas palavras dos presentes. O conselho foi recentemente criado e tendo sua diretoria empossada. Fábio Laingner, que ocupou a mesa, é pioneiro nos vôos de asa delta no município e região. Ele foi alçado ao posto de presidente do Conselho Municipal de Turismo.

Quando ao subsecretário Merizio, este  se colocou a disposição e destacou o potencial turístico dos municípios de Barra de São Francisco, Mantenópolis, Ecoporanga e Águia Branca.

O prefeito de Ecoporanga Elias Dal’Col participou do encontro e elogiou a iniciativa do deputado Enivaldo dos Anjos, em promover a reunião que foi, segundo ele, muito importante em se tratando de melhorias para a região, como, por exemplo o turismo.

“Buscar incentivos para fortalecer o turismo da região noroeste e atrair desenvolvimento para os municípios de Ecoporanga, Barra de São Francisco, Mantenópolis, Águia Branca e região, além de estabelecer metas afim de incluir os municípios no mapa de turismo do Estado é sem dúvida muito importante, disse o prefeito de Ecoporanga.

Segundo o secretário Estadual de Turismo Gedson Merizio, os municípios precisam enviar projetos turísticos para que possam receber os recursos do Governo do Estado.

“Com objetivo de buscar incentivos para fortalecer o turismo da nossa região e atrair desenvolvimento, à convite do nosso deputado e líder do Governo Enivaldo dos Anjos, participamos do encontro juntamente com nossos vereadores”, disse Hermínio.

A reunião contou com a presença do Subsecretário de Turismo do Estado, Gedson Merizio, do prefeito de Ecoporanga Elias Dal’Col, o prefeito de Mantenópolis Hermínio Espanhol, o presidente da Câmara Municipal de Barra de São Francisco, Juvenal Calixto, ex-prefeito Waldeles Cavalcante, Gustavo Lacerda diretor do Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, secretários municipais Rodrigo Chequeto e Júnior Borém e Elizangela Lotérico secretária de Educação, Turismo e Cultura de Águia Branca.

Além dos vereadores de Barra de São Francisco: Juvenal Calixto, Zirene Surdini Valli, Lemão Vitorino, José Valdeci, Zilma Matos, Huander Bofe, Wilson Mulinha, também marcaram presença os parlamentares de Mantenópolis: Dr Roberto, Elza Ker, Buiu da Saúde, vereadores ecoporanguenses Greidismar Lopes, Ermes Oliveira, Nélio Quedevez e João Batista Filho, além do secretário de Educação de Ecoporanga, Vinicius da Silva Santos.  e secretários, Ronaldo Santana e João Alves Fabrete, em um encontro com os prefeitos e lideranças de Águia Branca, Ecoporanga, Barra de São Francisco e Mantenópolis.

 

ASCOMCMBSF