Superintendência de Barra de São Francisco promove II Mostra Regional de Dança

0

dancaBSF1Valorizar a arte corporal no âmbito escolar e a interação entre as unidades de ensino. Esses foram os objetivos da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Barra de São Francisco que, na última quinta-feira (05), promoveu a II Mostra Regional de Dança. Sediado na Escola Estadual João XXIII, o evento contou com a participação de aproximadamente 70 alunos de cinco escolas jurisdicionadas, onde apresentaram diversas coreografias em diferentes estilos musicais.

Para prestigiar o evento, uma plateia de 200 alunos mostrou-se bem animada. Também esteve presente a coordenadora de ação da assessoria de Esporte e Cultura da Sedu, Ludmila Covre, o superintendente Paulo Cezar Galdino de Ávila, representantes da Superintendência, o secretário municipal de Esporte e Cultura, Rodrigo Cirilo, além dos professores.

De acordo com a coordenadora de ação Ludmila Covre, a mostra busca o desenvolvimento cultural e a democratização do acesso à arte. “Queremos promover uma interação entre os alunos dançarinos e professores da rede que valorizam essa linguagem artística”, afirma.

“A mostra é fundamental para a valorização do aluno no contexto cultural. O importante é a inclusão de todos na atividade”, ressalta a técnica pedagógica de Esporte e Cultura, Nivia de Almeida Rufino. Ainda segundo ela, todas as apresentações foram muito festejadas.

“Não há palavras para descrever o brilho no olhar de quem recebe um aplauso. A valorização de diretores, e professores contentes com a felicidade dos alunos, impulsionou as apresentações”, conta Nivia.

Ao final da mostra, foram selecionadas as escolas Job Pimentel, de Mantenópolis, e Sebastião Coimbra Elizeu, que fica em Água Doce do Norte. Ambas estão classificadas para a etapa estadual, que será realizada nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Carlos Gomes, em Vitória. Além da SRE Barra de São Francisco, Afonso Cláudio e Nova Venécia também já têm seus representantes.

Mostra Regional de Dança

dancaBSF2A mostra é uma ação da assessoria de Esporte e Cultura da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e ocorre em todas as 11 Superintendências de Educação. A iniciativa tem como objetivo promover o encontro de alunos e professores que trabalham com dança nas escolas da rede estadual; divulgar os trabalhos coreográficos e incentivar a dança como forma de expressão; dinamizar o ensino da dança na escola a partir da pluralidade cultural, envolvendo alunos do ensino fundamental e médio, além de estimular as formas inovadoras de pesquisa em dança.

Para a etapa estadual, serão selecionadas duas escolas de cada Superintendência. Os jurados, que são formados pela própria SRE, avaliam a musicalidade, originalidade, criatividade, figurino, carisma e expressão de cada apresentação. As coreografias são ensaiadas pelos professores de Educação Física e Artes, podendo organizar até duas apresentações com um total de 15 alunos.

 

Fonte: SEDU ES