Tudo que você queria saber sobre o CrossFit Games 2017

0

Tudo que você queria saber sobre o CrossFit Games 2017

Evento de 3 a 6 de agosto, nos Estados Unidos, vai reunir os competidores mais bem condicionados do mundo e terá cobertura especial no SporTV

Tudo que você queria saber sobre o CrossFit Games 2017


Por Eu Atleta, Madison, EUA

Evento para descobrir qual é a pessoa mais bem condicionada do mundo, o CrossFit Games vai começar. Em equipes ou sozinho, o participante terá de ser capaz de realizar os diversos tipos de exercícios, como levantamento de peso olímpico, corrida, natação, ginástica, testes de força e habilidade, além de novidades que surgem a cada ano. A final da competição, que é realizada desde 2007, acontecerá no AEC Center, na cidade de Madison, em Wisconsin, Estados Unidos, de 3 a 6 de agosto. No período, o SporTV vai ter um programa diário com duração de uma hora, a partir de sexta-feira (4), e fará o resumo do dia anterior da competição.

O programa especial será comandado por Juliano Ceglia, apresentador do Eu Atleta. Ele estará acompanhado dos coaches Márcio Mutuca e Natália Kostec em quatro programas ao vivo, que serão transmitidos na manhã seguinte aos dias de disputas. Participe da cobertura usando a hashtag #EuAtletaNoCrossfitGames.

Programação no SporTV

Sexta-feira (3) Sábado (4) Domingo (5) Segunda-feira (6)
10h30m – SporTV 2 11h – SporTV 2 11h30m – SporTV 3 11h – SporTV 2

Tudo que você queria saber sobre o CrossFit Games 2017

Como funciona a competição?

Até a final, um longo caminho foi percorrido no CrossFit Games, que tem categorias dividas por idades. Primeiro com a fase Open, realizada entre fevereiro e março, com seleção de atletas por competição online. Para participar, o praticante teve que acompanhar os lançamentos dos treinos ou wods (Workout of the Day), a cada quinta-feira e por cinco semanas. Era necessário gravar um vídeo com os exercícios, validar com um juiz afiliado e postar no site do evento.

Realizada de forma presencial em maio para as categorias individual e por equipes, as competições regionais peneiraram mais os participantes. A divisão de classificados para essa fase variou de acordo com a região: EUA e Canadá (20 homens, 20 mulheres e 15 equipes), Europa e Austrália (30 homens, 30 mulheres e 20 equipes) e América Latina, Ásia e África (10 homens, 10 mulheres e 10 equipes. Os sobreviventes nesta fase de alto nível avançaram no Games.

Crossfit Games 2017 vai reunir os atletas mais bem condicionados do mundo (Foto: Photo courtesy of CrossFit Inc.)Crossfit Games 2017 vai reunir os atletas mais bem condicionados do mundo (Foto: Photo courtesy of CrossFit Inc.)

Crossfit Games 2017 vai reunir os atletas mais bem condicionados do mundo (Foto: Photo courtesy of CrossFit Inc.)

Na fase final da edição deste ano, 40 homens, 40 mulheres (individual) e 40 equipes mistas (três homens e três mulheres) vão competir entre si para ver quem é o atleta com o melhor condicionamento do mundo. Nomes de peso, como Mat Fraser e Katrin Davidsdottir, atuais campeões, Ben Smith, Tia-Clair Toomey, Patrick Vellner, Sara Sigmundsdottir, Brent Fikowski, Samantha Briggs, Cole Sager e Kari Pearce estão confirmados para esta edição do Games. As disputas no master e teen têm 20 atletas por categoria de acordo com a idade.

Brasileiros no evento

Nenhum brasileiro conseguiu a classificação para a categoria principal. Somente Luiza Marques, de 15 anos, e Guilherme Malheiros, de 17, entre os atletas adolescentes, e Tiago Lopes (40 a 44 anos) e Cris Tourinho (45 e 49 anos), no master, serão os representantes do Brasil no evento.

serão os representantes do Brasil no evento.

Adolescentes brasileiros se preparam para o CrossFit Games

Adolescentes brasileiros se preparam para o CrossFit Games

Adolescentes brasileiros se preparam para o CrossFit Games

Adolescentes brasileiros se preparam para o CrossFit Games

Luiza terminou o Open na 10ª colocação, mas pulou para o oitavo lugar na classificação final por vídeo (no master e teen as regionais são online) e garantiu vaga na decisão com as principais atletas do planeta na sua faixa etária. Já Guilherme foi um dos destaques. Ele fechou o Open em terceiro e subiu uma posição na classificatória para fazer a primeira participação no Games.

– Tudo no crossfit faz os meus olhos brilharem. O desafio de cada treino e o fato de você se superar é o que eu mais gosto. Eu quero ser a mulher mais bem condicionada do planeta – contou Luiza, que ficou em oitavo no Games de 2016, ao Globo Esporte.

Entre os masters, Tiago ficou com o 74º lugar no Open e melhorou seu desempenho para finalizar a sua participação na classificatória regional com o 19º posto. Já Cris Tourinho foi ainda melhor, pois ficou em 11ª no Open e fechou as disputas como a décima na sua categoria.

Primeiros desafios

A supresa é um ingrediente a mais no CrossFit Games. A lista de possíveis exercícios é longa e as atividades são variadas. Se espera algo entre 12 a 16 provas para a disputa individual e entre equipes. Por enquanto, somente oito WODS (workout of the day) foram divulgados. As categorias master e teen devem ter sete provas ao todo.

Competidores em ação no CrossFit Games (Foto: Photo courtesy of CrossFit Inc.)Competidores em ação no CrossFit Games (Foto: Photo courtesy of CrossFit Inc.)

Competidores em ação no CrossFit Games (Foto: Photo courtesy of CrossFit Inc.)

A organização divulgou algumas sequências de exercícios. O evento já tem disputa na quinta-feira com o cyclocross (circuito de bike no gramado). O tempo de chegada de cada participante determinará sua posição na tarefa posterior. A prova será dividida em duas séries de 20 atletas. A pontuação do competidor é o tempo total que ele leva para completar o trajeto (com limite de 30 minutos).

Na quinta, também tem corrida (1,5 milhas ou 2,4km), natação (500m) e novamente corrida na mesma distância da primeira perna. As provas de natação serão realizadas em um lago que fica ao redor do estádio. A pontuação do atleta será o tempo total que ele levar para concluir a prova (com limite de 60 minutos).

Sprint O-Course

No terceiro dia de provas, os atletas vão competir uns contra os outros em três rodadas de corrida, com baterias de cinco competidores e oito obstáculos pelo caminho. A primeira rodada terá oito baterias, com os dois melhores de cada uma delas passando de fase. Além disso, os quatro atletas com os melhores tempos que não avançaram como primeiro e segundo colocados também vão passar de fase.

A segunda rodada, porém, terá quatro baterias, com o vencedor de cada uma delas indo para a final juntamente com o atleta mais rápido que não ganhou sua bateria. Cinco atletas farão a rodada final. As colocações de a 1 a 5 serão atribuídas aos atletas por ordem de finalização.

Prova de obstáculos fará parte do CrossFit Games (Foto: Photo courtesy of CrossFit Inc.)Prova de obstáculos fará parte do CrossFit Games (Foto: Photo courtesy of CrossFit Inc.)

Prova de obstáculos fará parte do CrossFit Games (Foto: Photo courtesy of CrossFit Inc.)

1RM (repetição máxima) Snatch

Na sequência, um atleta vai fazer o levantamento de peso de cada vez, sendo realizado a cada 20 segundos. Cada atleta terá duas tentativas. Então, os dez melhores atletas com os levantamentos mais pesados receberão duas tentativas adicionais. A pontuação do competidor será o peso de seu snatch mais bem-sucedido.

Triple-G Chipper

Os atletas completarão 100 pull-ups, 80 abdominais “NO” GHD, 60 agachamentos de uma perna (pistols), 40 calorias no remo, 20 dumbbel push presses com halter e depois cruzarão a linha de chegada. A pontuação do atleta será o tempo total para completar a prova, ou seja, no estilo “o mais rápido possível” (com tempo limite de 14 minutos).

Levantamento de peso olímpico (LPO) exige muito dos competidores no WOD (Foto: Photo courtesy of CrossFit Inc.)Levantamento de peso olímpico (LPO) exige muito dos competidores no WOD (Foto: Photo courtesy of CrossFit Inc.)

Levantamento de peso olímpico (LPO) exige muito dos competidores no WOD (Foto: Photo courtesy of CrossFit Inc.)

Strongman´s Fear

Cada pista terá um yoke, dois troncos e um trenó. Os atletas devem mover os três itens pelo chão do estádio em qualquer ordem. Na ida, o atleta leva o objeto e volta andando de bananeira (handstand walk). Os objetos devem ir para o meio do campo e depois movidos para o final. Cada vez que o atleta se move para trás para recuperar um objeto deve caminhar por 60 pés (18,2 metros). A pontuação é o tempo total que o competidor leva para completar (tempo de limite é de 11 minutos).