Vídeo que mostra efeitos do sol na nossa pele acumula milhões de views no YouTube

0

Luz ultravioleta mostra manchas no rosto das pessoas invisíveis a olho nu
O fotógrafo americano Thomas Leveritt passou a der assediado por várias empresas de cosméticos depois de publicar no YouTube um vídeo que, em menos de seis dias, acumulou quase 10 milhões de visualizações. No trabalho, Leveritt mostra de maneira didática (e assustadora) os males que a exposição aos raios ultravioletas faz ao nosso rosto quando não estamos usando um filtro solar.

Num dia de sol, o fotógrafo levou seu equipamento de vídeo e uma luz ultravioleta para o Prospect Park, no Brooklyn, em Nova York; e lá, chamava pedestres aleatórios para participar do teste. Eles, então, se colocavam na frente da câmera e viam, a olho nu, como sua pele vinha sendo afetada negativamente pelos raios solares, inclusive em pessoas cuja pele não tinha manchas aparentes. Os mais brancos e com sardas, naturalmente, eram os mais afetados.

Leveritt também mostrou que crianças e bebês, mesmo com luzes ultravioleta, tinham a pele quase sem marcas, indicando que o problema vai se intensificando ao longo da vida. “Algumas pessoas reagiram com comentários, fascínio, outras com horror, surpresa…”, comenta.

Num segundo momento do vídeo, ele pede que os voluntários passem filtro solar no rosto e voltem a se olhar diante da luz ultravioleta. A diferença é nítida: a camada de creme aparece como uma espécie de tinta negra espessa na pele, como a de um soldado no campo de batalha.

Postado no dia 12 de agosto, o vídeo “How the sun sees you” (“Como o sol te vê”, em tradução livre) atingiu, na noite de segunda-feira (18), quase 9,2 milhões de visualizações no YouTube. “Sabia que poderia ser popular, mas não tinha ideia de que este tema teria tanto apelo”, comentou Leveritt. “Várias empresas de cuidados com a pele fizeram contato, pedindo que eu fizesse um vídeo para eles. Estou analisando as possibilidades agora”.
Fonte: Site de O Globo