Vila Paulista em Barra de São Francisco na lista de pedido para virar município.

0

Pelo menos 19 localidades do Espírito Santo querem emancipação de seus municípios

Na onda do BREXIT, movimento que culminou na saída do Reino Unido da União Europeia na última semana, o Gazeta Online preparou a lista das localidades capixabas que já pediram emancipação de seus municípios

Região de grande movimentação no comércio, Campo Grande é uma das localidades que já registraram pedidos de emancipação política

Na última sexta-feira (24) um plebiscito definiu a saída do Reino Unido da União Europeia. O BREXIT – do inglês british exit (saída britânica) – colocou em xeque a economia mundial com a possibilidade de enfraquecimento do mercado europeu. Apesar disso, os movimentos separatistas não são exclusividade dos ingleses e pelo menos 16 localidades aqui no Espírito Santo já quiseram se emancipar de suas regiões de origem.

Os pedidos ainda estão arquivados na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Regiões com um grande número de habitantes, como Terra Vermelha, em Vila Velha, e Campo Grande, em Cariacica, já manifestaram desejo de se separarem dos municípios que estão sediados, mas ainda não obtiveram o apoio necessário.

Segundo o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Fernando Achiamé, que é especialista na história do Espírito Santo, era comum o pedido de emancipações pelo Brasil até 1996, quando o Congresso Nacional aprovou uma emenda que passava ao Legislativo Federal a responsabilidade de aprovar o surgimento de novos municípios.

“As emancipações praticamente pararam depois desta lei, que implicou uma série de exigências a fim de frear as separações que eram muito recorrentes. Existiram ‘ondas’ de movimentos emancipatórios em alguns momentos, quando um município se emancipava e despertava o desejo de outras regiões, por enxergarem uma maneira de arrecadar mais. No Espírito Santo, as separações foram quase extintas durante a Ditadura Militar e voltaram com mais força após a reabertura democrática”, explica.

OS PRINCIPAIS ‘MOVIMENTO SEPARATISTAS’ DO ESPÍRITO SANTO

1. Vila Paulista, em Barra de São Francisco;

Campo Grande, em Cariacica;

2. Grande Terra Vermelha, em Vila Velha;

3. Guriri, em São Mateus (protocolado em 1994);

4. Distrito de Aracê e Vila de Pedra Azul, em Domingos Martins (protocolado em 1996);

5. Barra do Riacho, em Aracruz (protocolado em 1998);

6. Sede de Aracruz, em Aracruz (protocolado em 1998);

7. Itaoca, em Cachoeiro de Itapemirim (protocolado em 2000);

8. Distrito de Santa Cruz, em Aracruz (protocolado em 1998);

9. Ibituba, em Baixo Guandu (protocolado em 1994);

10. Vila Nova, em Baixo Guandu (protocolado em 1994);

11. Bananal, em Baixo Guandu (protocolado em 1994);

12. Santa Rosa, em Baixo Guandu (protocolado em 1994);

13. Bebedouro e Desengano, em Linhares;

14. Fazenda Hols, em Baixo Guandu (protocolado em 1994);

15. Nestor Gomes, em São Mateus (protocolado em 1990);

16. Piaçu, em Muniz Freire;

17. Braço do Rio, em Conceição da Barra;

18. Alto Lage, em Baixo Guandu (protocolado em 1994);

19. Campo Grande, em Cariacica.