Mulinha quer pediatra, psicólogo e dentista para a educação infantil

0

DSC_0004O vereador Wilson Pinto das Mercês, o popular Mulinha (foto), apresentou projeto de lei autorizando o poder Executivo Municipal a contratar médicos pediatra, psicólogo e dentista exclusivos para atendimento nas creches, centros de educação infantil e escolas da rede municipal de ensino em suas séries iniciais.
– “As crianças inseridas na rede municipal de ensino necessitam da atenção de profissionais da área médica, e em muitos casos esse atendimento não é buscado junto a clinica infantil”, explicou Mulinha.
O vereador Mulinha disse ainda que com a contração destes três profissionais o município vai poder oferecer atendimento com mais qualidade e agilidade no próprio estabelecimento de ensino. Mulinha salientou também que a prefeitura pode promover capacitação para os profissionais do magistério afim oferecer o suporte necessário para eles reconhecem  quando a criança necessitar de atendimento de um desses profissionais fazendo com que a secretaria Municipal de Educação tome conhecimento das demandas.
– “Um bom exemplo desse modelo de atendimento acontece na Escola Municipal Erasmo Braga que possui um gabinete odontológico. Uma pena que ele está desativado. Com a contratação de um odontólogo muitas crianças poderiam receber atendimento na própria escola. Tratamento preventivo e corretivo, melhorando assim a sua saúde bucal”, enfatizou Mulinha.
A visita do pediatra às creches vai incluir funções como elaboração de circulares específicas, na vigência de doenças infecto contagiosas informando sobre medidas de controle e a necessidade de afastamento temporário ou não, da criança em questão. Realização de palestras tanto para a equipe de educadores e outros profissionais da creche quanto para os pais e outros responsáveis. Implantação de medidas preventivas que minimizem o número de casos com chance de contágio. Treinamento e reciclagem da equipe, no que diz respeito ao atendimento à criança, primeiros socorros e medidas preventivas de doenças e acidentes. Realização de reuniões individuais ou em grupo, com pais e outros responsáveis de acordo com a necessidade de cada momento.